quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Como reaproveitar um baril de Heineken - Teste 1

Bom, resolvi tentar reaproveitar o tão visado barrilzinho da Heineken de 5L. Fiz um pequeno projeto mental e tentarei em breve por esta idéia na prática! Abaixo, como abrir este barril. O único problema é que você necessita de um esmerilho para facilitar o processo!

Primeiro, retire o suporte de plastico verde da parte superior do barril, com muito cuidado e com auxílio de um amigo, com duas chaves de fenda, ou algo parecido. Esta parte trava a porção superior do barril, e pode ser utilizada para fechar o barril novamente!













Utilize um esmerilho ou outro instrumento para abrir a parte de cima do barril, bem na junção da "tampa" com o corpo do barril. Deste modo, ele fica assim:



Retire o cilindro de gás carbônico e com auxílio de uma pinça qualquer, retire o seu suporte de plástico (fundo do barril).




Agora falta um modo de vedar bem o barril, e encaixar bem a tampa. Tenho que fazer uns testes para ver se o barril não vaza, ou explode com certa pressão. Mas fiquem tranquilos, não farei isso sozinho, vou ter ajuda de engenheiros profissionais, como o tio Jorge!! Hehe, obrigado tio por ajudar aí a abrir o barril!
Bom, se nada disso der certo, com certeza o barrilzinho da uma bela lixeira, para enfeitar o seu quarto =)


Mestre engenheiro arquitetando o projeto (Tio Jorge)

Penso em usar o próprio suporte de plástico da heineken, ele fecha bem a parte superior do barril. Faltaria sim um O-ring ou algo para que seja feita uma vedação adequada. Sem falar em uma válvula para injeção de ar (CO2 seria o correto, mas vamos deixar as coisas simples hehe!). Talvez uma válvula de motocicleta possa ser útil para injetar ar lá dentro na hora de consumir o chopp. Sei que isto estragaria a cerveja, mas se bebermos bem rápido todos os 5 litros daria certo ( não que isto seja um problema hehehe).

Bom, por enquanto é só, logo a receita do Malzbrot, pão de malte que fazemos com malte aproveitado das nossas produções cervejeiras!

Um abraço!

E deixem comentários!!! Hahaha
=]

Ps. Não encorajo ninguém a tentar fazer as peripécias acima em casa. O barril de Heineken não é reaproveitável. Estou na verdade, tentando tirar leite de pedra! Leite não, chopp artesanaal!!



sábado, 14 de novembro de 2009

Quarta Leva - 07/11/2009 - Red Ale

Olá! Hoje falarei da leva que ganhei de aniversário do meu cunhado, Gustavo. Como eu queria fazer uma cerveja preta, ele me presenteou com os seguintes ingredientes: 5kg de malte Pilsner, 1kg de malte Caramunich 40, e 100 gramas de malta Carafa, mais lúpulo e fermento US-05. Estes foram os ingredientes utilizados para esta cerveja, e engarrafamos hoje. Pela cor, creio que se trate de uma RED ALE. Abaixo, as imagens dos maltes!















Fizemos a bressagem durante 70 minutos. Destes, 10 minutos a 55°. 40 minutos a 63 graus e 20 minutos a 67°. Fizemos então o mash-out com água a 78°C e iniciamos a fervura. Adicionamos o lúpulo, e finalizada a fervura, resfriamos o mosto e sifonamos para os galões para fermentar. Colocamos o fermento e deixamos fermentar a 20°C por uma semana. Resfriamos para perto de 2° para decantação e engarrafamos. Abaixo, algumas imagens do primming e engarrafamento. Desta vez utilizamos vapor de agua para esterelizar as garrafas, ao invés do alcool e iodo como fazíamos!

















Agora é só aguardar a maturação e tomar uma Charles Brenson Bier!














Em breve, uma leva de weizenbier, ou wheatbeer, ou se preferir, cerveja de trigo, a lá Paulaner.

Um abraço
Bruno Ricciardi




ATUALIZAÇÃO - Sugestão de Rótulo Mathias


Meu amigo e futuro cervejeiro Mathias elaborou um rótulo para esta leva!
Charles Brenson Bier - Cerveja Preta!!