domingo, 23 de outubro de 2011

21a Leva - Charles Brenson´s American Stout

 Charles Brenson´s Stout!
Olá queridos leitores! Depois de algum tempo sem postar (falta de tempo, terminando a faculdade!!!) venho falar um pouquinho sobre minha última leva, uma American Stout. Este estilo de cerveja é particular pois me lembra muito de outra bebida que adoro, o café. Aromas / sabores de café são obtidos devido ao uso de maltes tostados, de alta coloração escura, essenciais para as características desta cerveja. 

Mas por que American? Existem as Stouts clássicas irlandesas, como a Guiness, a Beamish Stout, a Murphy´s Irish Stout, com carácter seco (dry stout) e gosto pronunciante de café torrado. Por outro lado existem também cervejas mais radicais, como as Russian Imperial Stouts, com alto poder alcoólico e maior concentração de lúpulos. Durante a revolução cervejeira nas américas, com o grande poder de criação dos cervejeiros, surgiu um "meio termo" entre estas stouts, sendo a american mais lupulada que uma irlandesa, porém menos que uma imperial. 

Exemplos de Stouts Irlandesas
Vale a pena falar um pouquinho da história da Russian Imperial Stout, uma cerveja exemplar, que indico a todos experimentarem. Ela foi primeiramente produzida no século 18 pela cervejaria londrina Thrale´s, justamente para exportação para a corte da Imperatriz russa Catarina II. Esta cerveja possui um alto teor alcoólico, acima de 9% abv e agradava ao paladar dos russos. 
Imperatriz russa Catarina II. Essa gostava de uma cerveja boa!
Bom, decidi fazer uma american pois... Eu tinha na mão ingredientes para isso! Lúpulos americanos em boa quantidade, e malte torrado suficiente para fazer uma stout. Esta leva foi muito boa de se produzir e o resultado final foi prontamente aprovado! Ela caracteriza-se por uma lupulagem mais elevada sendo que pode-se acrescentar além de malte escuro o próprio café ou chocolate, criando variações entre cada receita elaborada. Fiz uma leva inicial somente com maltes, mas penso nas próximas adicionar alguns outros ingredientes para ver como a cerveja se comporta. Vamos então a leva em si. 

Receita / Brassagem

Maltes: 12,5 kg PALE ALE (7,8 EBC) // 3kg MUNICH 25 (24 EBC) // 1kg CARAFA III (1400 EBC)
* Se você usa cor em SRM (pra mim tanto faz), clique no link: ótima calculadora de cor da Castle Malting. 
Lúpulos: 65g Nugget (60´ AMARGOR) // 50g Cascade (10´ AROMÁTICO)
Fermentoso: Liofilizado S-04
Água do Sítio Guabiroba - Campo Largo / PR
Blend de maltes. Vai um Cafézinho aí???
Características essenciais da cerveja: 

Cor estimada: 77,8 EBC  // Estimado para uma AMERICAN STOUT: (59,1 - 78,8 EBC)
IBU´s: 40,4 // Estilo AMERICA STOUT: (35,00 - 75,00)
OG estimada 1,065 // OG medida 1,065 (Eficiência obtida de 70%)
FG estimada 1,017 // FG medida 1,019
Calculo ABV (beersmith): 6,1%

A brassagem ocorreu sem nenhum problema, os grãos foram moídos, adicionados à agua primária previamente aquecida a 56°C, estabilizando a 50°C para parada de proteínas durante 15 minutos, sendo feita a sacarificação logo após a 68°C durante 60 minutos e mash out a 76°C por 10 minutos. Em seguida fizemos a recirculação / sparge e fervura sendo feita a lupulagem. Resfriado o mosto foi para a fermentação primária a 19°C por 5 dias e secundária a 18°C por 7 dias. Foi realizado o envase de metade da leva com primming a 6g/l (baixa carbonatação esperada para este estilo) e o restante foi para os post mix. 
Escada de brassagem
Seguem algumas imagens da brassagem!

Pré moagem
Pós moagem
Adicionando maltes a água aquecida
Brassagem
Charles conferindo o sparge!
Fervura
Resfriamento do mosto
Fermentador
Fermento Safale S-04
É isso ai galera, qualquer dúvida é só perguntar!!! Em breve mais postagens, um abraço a todos!


Bruno