Como fazer cerveja - Iniciantes

 
    Vivemos hoje em uma época de revolução da cerveja. Muitos não conhecem o que é uma verdadeira cerveja, e não sabe que as cervejas são tão ricas quanto os vinhos. Muitos apenas apreciam aquela "pilsenzinha" da praia e realmente estranham ao experimentar uma Stout ou uma India Pale Ale. Esta página tem por objetivo ensinar você, que não conhece nada do assunto, princípios básicos do hobbie que é fazer sua própria cerveja! 

     Vou falar como eu comecei. Explicarei sobre o processo cervejeiro e os equipamentos básicos para uma produção de 20 litros. Tentarei ser breve para não poluir o blog, caso você tenha interesse de se aprofundar mais no assunto, ali em cima nas página você pode acessar algumas apostilas e dois livros interessantes para iniciantes: O how to brew do John Palmer e o Homebrewing for Dummies!

 All Grain 

"BREW IN A BAG" 

    Este é o modo mais fácil de se iniciar uma produção a partir de grãos, uma forma de fazer cerveja artesanal com somente uma panela de modo simples e ideal para quem está começando. Eu comecei assim e ainda aproveito os equipamentos iniciais para fazer levas de 50 litros.

VANTAGENS:
  • Uma panela faz o trabalho todo!
  • Custo com equipamento inicial muito menor do que usar fundo falso / bazooka: estes processos necessitam de 3 panelas, uma para brassagem, uma para água quente e uma para fervura. 
  • Menos equipamento = menor bagunça, menos espaço e menos coisas para lavar e menos puxões de orelha de mãe / namorada / mulher! 
  • Economiza tempo na hora do sparge / drenagem: Este processo dura cerca de 5 a 6 horas no dia da brassagem, enquanto os outros adicionam 2h para filtragem do mosto.
  • Rápido e fácil
  • Boa eficiência no final da brassagem

ETAPA 1: EQUIPAMENTOS

Para produzir a sua primeira leva de cerveja artesanal, você precisará investir cerca de 500 reais em equipamentos.

Para produzir 20 litros de cerveja você precisará dos seguintes equipamentos (KIT CERVEJA) :

1) Moedor de malte (moinho de cereais comum);
2) Balança (para pesar malte / lúpulo);
3) Panela de 32 litros. Isso mesmo, apenas UMA panela!;
4) Fogareiro de alta pressão;
5) Colher grande (pode ser de madeira);
6) "Grain bag" - Saco de Voal (Voile / nylon) - do tamanho da sua panela;
         O voile é um tecido de poliester (100%) utilizado na confecção de cortinas! A porosidade deve permitir a passagem de água sem nenhuma resistência.
7) Termômetro alimentício ;
8) Serpentina (Chiller) de cobre (tubo 3/8 7 a 8 metros);
9) Álcool + iodo 1% (ou qualquer outro sanitizante)
10) Geladeira com termostato;
11) Airlock;
12) Balde de plástico alimentício atóxico para fermentação / envase;
13) Garrafas limpas;
14) Tampas para garrafa;
15) Tampadora de garrafas.


Moedor de malte (moinho de cereais comum)
Panela 32 litros de alumínio
Chiller de cobre + mangueiras
Balde para fermentação / envase
Saco de voal - Brew in a BAG
Tampadora de garrafas
ETAPA 2: INGREDIENTES

Para fazer sua cerveja você precisa basicamente de apenas 4 ingredientes, seguindo a lei da pureza alemã, a Reinheitsgebot. Estes ingredientes são Água, Malte, Lúpulo e Fermento. Existem porém uma infinidade de tipos de maltes, lúpulos, fermentos e a própria água pode mudar a característica da cerveja. Para fazer sua cerveja em casa, existem receitas prontas na internet ou se você quiser criar a sua própria, baixe um dos softwares disponíveis, entre eles o Beersmith, o Promash, o Beertools. Eu particularmente uso o Beersmith, pois acho muito simples de usar e com uma boa interface.

Aqui vou dizer a você como fazer uma American Pale Ale e uma, uma receita básica que criei para você inicias suas aventuras cervejeiras.

Maltes: 4kg Pale Ale (5,9 EBC*) / 1kg Munich tipo II (25 EBC*) 
Lúpulos: Nugget (amargor): 20 gramas Cascade (aromático): 30 gramas
Fermento: 1 Sache de fermento liofilizado US-05
Água: 30 litros de água mineral (não pode ser da torneira, não pode ter cloro!). 

*EBC = European Brewing Convention: Refere a cor do malte. 

Onde comprar os ingredientes?? http://www.weconsultoria.com.br/

ETAPA 3:  BREW DAY

Chegou o grande dia. Com tudo preparado, limpe todo o equipamento. Moa os grãos, sendo que esta moagem deve ser grossa, você deve regular seu moedor para que ele apenas quebre a casca e exponha o endosperma que é a parte de dentro do grão. Se triturar demais pode prejudicar um pouco na clarificação da cerveja. Guarde os grãos e deixe separado o grain bag. 


Adicione 15 litros de água na panela e aqueça a uma temperatura de 69°C. Controle com o termômetro alimentício a temperatura e adicione os grãos dentro do grain bag a água. Deve estabilizar em 65 °C, mova constantemente o grain bag, para que a água entre completamente e se misture aos grãos. É como fazer um chá. Esta etapa deve durar cerca de uma hora a 75 minutos. Agora você tem em suas mãos um líquido cheio de açúcares, que chamamos de MOSTO. 

Deixe preparado mais 15 litros de água aquecida a 76°C, em outras panelas (chaleira, maior panela da sua mãe / esposa), esta será sua água de "sparge", ou seja, você irá lavar os grãos para retirar a maior parte de açúcares presentes nele. Aqueça o seu mosto até 76°C, sempre mexendo e cuidando para não deixar queimar o fundo. Eleve o grain bag com todos os grãos dentro e encontre um modo de os deixar pendurados acima da panela para que escoe todo o mosto. Quando drenar bem, pegue a água aquecida (sparge) e jogue diretamente no grain bag, lavando os grãos. 


Agora se inicia a próxima etapa da produção de cerveja, a fervura. Nesta etapa você adicionará o lúpulo, que garantirá amargor e aroma a sua cerveja. Coloque sob fogo forte, e deixe assim. A fervura deve ser vigorosa. Quando iniciar a ferver forte, adicione o lúpulo de amargor (Nugget 20 gramas) e começe a cronometrar. Este lúpulo irá ferver durante 60 minutos. 

Whirlpool
Faltando apenas 10 minutos para o final, adicione o lúpulo aromático (Cascade 30 gramas). Você deve agora também adicionar já seu chiller de cobre para que ele seja "esterelizado". Quando passarem os 10 minutos do cascade, desligue o fogo e faça passar água corrente pela serpentina para resfriamento rápido do mosto. O ideal é reduzir a temperatura do mosto em menos de uma hora, sendo que quanto mais rápido melhor. Isso dependerá da temperatura da água a ser circulada, do tamanho do chiller e da presença do whirpool.

O whirpool é uma técnica de fazer o mosto circular antes de desligar o fogo. Simplesmente mexa com sua colher em movimentos circulares umas 10 vezes para criar um "turbilhão" em sua panela. Isto formará uma força centrípeta e o trub se concentrará no centro da panela, formando um "cone".

**Extremamente importante: Sanitização!!!**

A partir de agora as etapas de produção cervejeira estão sujeitas a contaminação. Falarei brevemente a você como faço a sanitização dos equipamentos, processo em que eliminamos a maioria das bactérias e fungos presentes no ambiente, que podem contaminar o seu mosto.

Utilizo uma solução de iodo a 12,5 - 25 ppm. O iodo nesta concentração deve agir por cerca de 2 a 10 minutos nas superfícies, garantindo uma significante redução bacteriana / fúngica. Esta concentração apresenta uma cor parecida com o cobre, avermelhada. Para você conseguir esta concentração, você deve ver a porcentagem de iodo livre na fórmula que você comprar e calcular a quantidade de iodo a adicionar na água.

Normalmente as fórmulas vendidas em farmácia possuem 1% de iodo ATIVO. As industriais como a Kalyclean S390 possui acima de 1,4% de iodo. Para atingir a concentração sanitizante, você deve ter 12,5 partes por milhão em peso. Para isso use a fórmula a seguir: 0,0125 / (iodo ativo ) = total em ml da solução a adicionar na água.

Por exemplo. O iodofor possui 10% de PVP-I que por sua vez garante cerca de 1% de iodo ativo. Fazendo a conta: 0,0125/0,01 = 1,25 ml por litro de água. Se você for preparar 10 litros de solução, adicione 10 litros de água e 12,5 ml de iodofor. Pronto. Sem risco de queimar a sua pele, mesma qualidade de sanitização.

Mergulhe tudo que for entrar em contato com a cerveja agora. Mangueiras, fermentador, jarras, colheres... Deixe descansar 5 minutos e pronto. Para limpar as suas mãos, eu recomendo usar álcool 70% ou melhor ainda, alcool + iodo (1 litro de álcool com 1,25 - 2ml de iodo).

> Resumindo: 12,5 ml de iodofor em 10 litros de água. (12,5 ppm)


Após tudo sanitizado, e mosto resfriado a uma temperatura de 25°C, é hora de transferir o mosto para o fermentador. Com uma mangueira sanitizada, inicie um sifão. Para isso, você pode encher a mangueira de sanitizante, evitar que ele escape, coloque uma ponta da mangueira no mosto e abaixe a outra próxima do galão fermentador. Despreze o sanitizante que estiver dentro da mangueira e isso começará o sifonamento. Agora é só esvaziar a panela, evite aspirar a sujeira que fica no fundo da panela, isto é o trub.

Sifonamento do mosto. Perceba o trub na imagem da direita. 
ETAPA 4: FERMENTAÇÃO

Agora chegou a hora da verdade. É aqui que ocorre o processo de produção da cerveja. A grande mágica ocorre graças ao microorganismo chamado Saccharomyces cerevisiae, um fungo fermentador que chamamos de fermento. Este microorganismo é utilizado na fabricação de pães e cerveja, porém existem diferentes cepas deste mesmo fungo, sendo que para a fabricação de cerveja utilizamos cepas específicas para cada estilo produzido. Laboratórios como a Fermentis e a Danstar produzem fermentos liofilizados que vem em forma de pacotes. Cada pacote com 11,5g de fermento ALE é suficiente para 20 a 30 litros de mosto. 
Saccharomyces cerevisiae
O fermento que eu coloquei na receita é um fermento da Fermentis, o US-05. Ele é um fermento ale americano. Sempre que usei tive bons resultados e por isso recomendo para iniciar. 

Após transferir para o fermentador (galão de água) feche-o e agite com vigor para a oxigenação do mosto. Estará oxigenado assim que formar uma espuma consistente. O ideal é você hidratar o fermento, mas para pequenas quantidades adicionar o fermento diretamente no mosto não tem nenhum problema. Eu dificilmente hidrato o fermento antes, sempre adiciono diretamente e sempre dá certo. A hidratação permite que você verifique a "saúde" do fermento além de permitir que ele inicie a fermentação mais rapidamente.

Agora é fechar o fermentador, vedar bem e criar um selo d´água para que apenas escape o gás carbônico e aguardar. Você pode fazer seu próprio airlock com um tubo mergulhando-o em um copo com solução sanitizante. Um item barato a ser utilizado é um equipo de soro, encontrado em farmácias ou lojas c/ equipamentos médicos. Vale a pena também comprar um airlock já pronto. 

O ideal é manter a temperatura controlada entre 17 a 21 °C. Após um período de 7 a 10 dias, gele a cerveja a 0-3°C, deixe decantar por 5 dias e então engarrafe. Para isso você necessitará de garrafas limpas e um pouco de açúcar para realizar o primming.

ETAPA 5: ENGARRAFAMENTO / MATURAÇÃO

Para engarrafar sua cerveja, separe a quantidade de garrafas necessárias, limpe-as e sanitize tudo com a solução sanitizante. Sempre que tomar uma cerveja enxágue em seguida com água, desta forma não formará sujeira no fundo e você sempre terá garrafas para utilizar. Sanitize seu balde engarrafador. 

Após tudo sanitizado, transfira sua cerveja para o balde alimentício com uma torneira acoplada. Conecte uma mangueira ou tubo para que a cerveja seja despejada no fundo da garrafa, evitando assim a aeração. Após a fermentação o oxigênio é inimigo da cerveja, pois causa oxidação, o que estraga e confere um paladar de mofo/papel/papelão a sua cerveja. 

Bom, mas e como adicionar gás carbônico à cerveja? Simples. Como o fermento ainda está ativo, você pode adicionar um pouco mais de nutrientes nesta etapa. Com a garrafa tampada o fermento produzirá um pouco mais de álcool e CO2, carbonatando a cerveja. Dependendo do estilo da cerveja, você pode variar a quantidade de açúcar. Para cervejas menos carbonatadas, cerca de 6g de acúcar por litro, podendo chegar até 7,5 / 8 gramas para cervejas mais carbonatadas. Evite porém adicionar muito açúcar devido ao risco de GUSHING / EXPLOSÃO das garrafas! O Gushing acontece quando a pressão e tamanha que ao abrir a garrafa o líquido jorra como um espumante. 

Para fazer seu primming então, pegue 7 gramas por LITRO de cerveja (não por garrafa!!! por exemplo: 20 litros de cerveja 20x7=140 gramas de açúcar). Pese a quantidade certa de açúcar, adicione a mesma quantidade de água mineral (p/ 140g:140ml) e ferva esta solução por 5 minutos. Adicione tudo à cerveja (após resfriar) e engarrafe. O ideal é adicionar a solução de primming primeiro antes de colocar a cerveja, garantindo uma melhor homogeneização. Eu particularmente calculo a quantidade necessária para cada garrafa, e adiciono nas garrafas a solução, ml por ml. Desta forma sei que uma garrafa ficará com a mesma quantidade de primming que todas as outras. 

Agora é encher as garrafas e tampá-las. Sanitize todas as tampinhas e com o tampador feche-as. Deixe em temperatura ambiente por 10 a 14 dias para a carbonatação completa / maturação. Aí pode começar a provar!! O ideal é 1 mês de maturação. Você perceberá que as suas últimas garrafas estarão melhores que as primeiras! Isto pois a maturação é importante. Um bom cervejeiro deve ser paciente!

Mantenha sempre as suas garrafas em posição vertical. Deste modo o fermento deposita no fundo e a cerveja fica mais limpa. Pronto, agora é só aproveitar a sua própria cerveja, e continuar aprimorando as técnicas em busca de um produto cada vez melhor e aprimorando este hobbie maravilhoso!

Bom, por enquanto é isto, quaisquer dúvidas perguntem por aí. Este tutorial é beeeem básico, falei com minhas próprias palavras o que acredito ser as etapas mais importantes no processo cervejeiro. Com mais tempo irei aprimorando esta página. Existem muitas apostilas completíssimas online, além de livros muito interessantes como o How to Brew do John Palmer. O site dele tem muita coisa online interessante, vale a pena ler! 

Um grande abraço a todos, boas cervejas!!!

Bruno Ricciardi

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Bruno.
    Fiz uma Pale Ale hoje, não tinha lido esse post, mas fiz tudo certinho, parece que tinha lido.
    Agora o fermento esta trabalhando a 19˚ na geladeira.
    Só não vou conseguir deixa-la a 0-3˚ por 5 dias.
    Isso é de extrema importância?
    Pode prejudicara qualidade?
    Obrigado pelo tutorial.
    Boas Cervas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo, desculpe pela demora na resposta. A temperatura baixa ajuda na clarificação, chamamos de cold brake da cerveja. Ajuda a decantar a sujeira para posterior envase! A qualidade nao prejudica, somente a clarificação acredito. abraco

      Excluir
  3. Não entendi como é quando vc usa o chiller. Pode explicar? Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá parceiro. Achei muito esclarecedor tudo. Moro no interior de Minas - Teixeiras. Sou consumidor/apreciador de cerveja há muitos anos e quero produzir a minha própria. Se puder me passar uma lista completa dos equipamentos (caseiros) e um kit de insumos para produção mais esmiuçado via e-mail e vendedor de tampinhas e a prensa. Vou ficar muito grato. Ficarei desempregado em breve e será uma opção econômica pra consumo e possível venda. Sou Abelardo. Abraços agenteresende@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do post, parabéns!
    Estou comprando aos poucos os instrumentos para começar a fazer minhas cervejas, não tenho uma geladeira a disposição, tenho uma área seca e ventilada que acredito que seja adequada para usar pós envase, ou isso seria errado?
    Estou pensando em usar uma panela de gelo no lugar do chiller (Para economizar), é uma boa?
    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir

  6. Olá parceiro. Achei muito esclarecedor tudo. Sou consumidor/apreciador de cerveja há muitos anos e quero produzir a minha própria. Se puder me passar uma lista completa dos equipamentos (caseiros) e um kit de insumos para produção mais esmiuçado via e-mail vou ficar muito grato. Segue meu e-mail: gabrielmestrich@gmail.com. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela sua explicação. Estou bastante animado para inciar meu projeto de fabricação de cerveja artesanal. Sei que requer tempo e muita paciência para o fazer da cerveja, pois pra se ter uma qualidade na cerveja precisa fazer tudo conforme explicado seguindo todas etapas.

    ResponderExcluir
  8. Ola Sou o Luiz Rodrigues de Barcarena ndo interior do Para, e juntamente com um grupo de amigos, resolvemos fabricar nossas próprias cervejas, assim gostaríamos se possível de uma lista completa, via email, dos equipamentos para produção artesanal. Desde ja agradecemos: laugusvision@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Mas a gente não acha os ingredientes para comprar! Já andei o centro todo de Campinas, quando morava no centro, e não encontrei em lugar nehum?

    ResponderExcluir
  10. Olá, bem legal seu texto Bruno, faz um ano que venho fazendo minhas brassagens por aqui, umas trinta já nesse período, seu texto está corretíssimo, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. muito obrigado pela informaçoes, meu numero para contatos... troca de ideias, +33679929673

    ResponderExcluir

Comente!!! Sua opinião é muito importante!!