sexta-feira, 18 de abril de 2014

We´re Back!!!


We´re Back!

Após um looongo lag time, em que as panelas, os fermentadores e o blog da Charles Brenson´s Brewery estiveram parados, finalmente voltamos à ativa!!! Boas noticias meus caros leitores, boas notícias. Temos cerveja sendo produzida novamente. Gostaria de agradecer aos apreciadores do Homebrewing e a todos que acompanharam este blog durante este período, pelos emails e feedback! Afinal, já chegamos à cerca de 125.000 acessos ao site, um número digamos um tanto quanto interessante. 

Estávamos há cerca de dois anos sem produção alguma, devido a minha mudança à Ponta Grossa e atividades profissionais. Retorno agora ao recinto das nossas brassagens, e a vontade de fazer uma leva finalmente foi saciada. Realizei alguns investimentos no equipamento, e planejo automatizar um pouco o processo da nossa brassagem. Estou com um projeto engatinhando, para montar um sistema HERMS de homebrewing. Na sequencia postarei um tópico especial sobre isto, por enquanto segue uma explicação do site do beersmith sobre este tema: RIMS and HERMS Link Aqui!

Esquema HERMS - Heat Exchanged Recirculating Mash System)
Muito me foi perguntado sobre a nossa produção de cerveja, várias pessoas que conheci, amigos, chefes, todos diziam: "poxa, temos um cervejeiro mas nada da ceveja!". Este foi um dos fatores que me deixavam cada vez com mais vontade de realizar uma brassagem. Porém para voltar a este hobbie foi necessário retomar o estudo das apostilas de cerveja artesanal, e planejar para que tudo desse certo. Vou tentar manter uma média de 1 brassagem / mês. Desta maneira terei material suficiente para nutrir o blog e cerveja para todos degustarem!

Estamos na nossa 27a leva! As ultimas três brassagens não foram reportadas por falta de tempo / dedicação ao blog. Como já tinha dito no post "blog parado =[", foram 50 litros de German Pilsner, 50 litros da minha tradicional Tactical Nuke, IPA, e 50 litros de Heffe Weiss produzidos no início de 2012. Mas chega de "chit-chat" e vamos ao que interessa!

Novos Equipamentos

De novidades, comprei com a WE-Consultoria os ingredientes para a próxima leva, uma bomba para transfega de líquidos durante a brassagem e um novo Chiller de inox. Esta bomba é uma italiana Rover - Pompe, de inox, porém o fabricante recomenda uma temperatura de trabalho de até 80°C, permitindo o seu uso durante a brassagem. Gostaria de utilizar também durante a fervura, para a realização de um Whirpool mais eficiente e concentração do trub no fundo da panela, bem como para melhorar a eficácia do processo de resfriamento do mosto após o término da brassagem. Esta bomba é feita para acoplamento à furadeiras, porém iremos ajustar um motor elétrico nela em breve. O custo benefício desta bomba foi interessante, pois as bombas cervejeiras saem em média 850,00 a 1.000,00 reais, e esta aqui foi somente 350,00. Vale lembrar que estamos trabalhando com líquidos quentes, e bombas de máquina de lavar possuem plástico não alimentíceo que pode ser prejudicial na produção de cerveja!
Rover Pompe - Novax 14
Chiller + Hop Head!!!
27a Leva - Charles Brenson´s Phoenix - Irish Red Ale

Set Up!
Decidi brassar uma cerveja que há muito tempo não fazia, e que tinha tido uma boa aceitação dos apreciadores da Charles Brenson´s Bier, uma Irish Red Ale - IRA. A ultima desta leva tinha sido produzida em julho de 2010 (Link IRISH RED 10a Leva), quase 4 anos atrás! Renascendo das cinzas, nasce a Charles Brenson´s Phoenix - IRA! Estamos atualmente em processo de fermentação, após 6 dias da brassagem.

A receita foi desenvolvida com o Beersmith 2, versão para IPAD, programa que já utilizava na versão para PC, porém agora ficou bem bacana para tablet. Muito facil de usar, milhares de receitas online, ferramentas interessantes e um bom auxiliar durante a brassagem. O preço também está interessante, foram US$ 8,00 - cerca de R$ 20,00! Segue a receita, porém utilizei o fermento S-04 ao invés do US-05 e 20 gramas, não 10g, de lúpulo magnum à 10´ da fervura (ADD MORE HOPS!!!)!

Receita Irish Red Ale - pelo Beersmith 2
Fizemos a brassagem de modo simples, com sacarificação à 65°C durante 70 minutos e mash OUT à 76°C por 10 minutos. Após, fervura por 1 hora com adição do lúpulo magnum. Fiz um vídeo do nosso projeto HERMS, que já foi testado nesta leva. Seguem as fotos da brassagem e o vídeo!!!

Master Charles - Moagem!

 A bomba nos permitiu recircular o mosto por uma fonte de aquecimento - o HOT LIQUOR TANK. Desta maneira, a temperatura da brassagem tende a ficar homogênea, bem como a extração dos açucares e a clarificação do mosto, pois a recirculação ocorre durante todo o processo de brassagem. O ajuste de temperatura é realizado na panela da esquerda, o HLT, e as temperaturas tendem a se equilibrar com o passar do tempo. Isto regulariza a temperatura no processo da brassagem, garantindo uma melhor extração de açúcares do malte.

Brassagem - Recirculando full time
Perceba a clareza do mosto! ps: mangueiras atóxicas!


A fervura procedeu da forma usual, com a adição do lúpulo conforme a receita acima. Só vale lembrar, o aroma do lúpulo sendo adicionado na fervura é indescritível!


HOPS, HOPS, HOPS!
VÍDEO: Brassagem!



A OG (Original Gravity) foi de cerca de 1.053 SG, e após 6 dias de fermentação estamos com uma FG (Final Gravity) de 1.018, o que achei um pouco alta. A fermentação ocorreu de maneira vigorosa nos primeiros três dias, porém eu gostaria que tivesse baixado mais esta FG para que se aproximasse mais do estilo, ficando mais alcoólica um pouco. Deixarei mais uns 7 a 10 dias em fermentação secundária a uns 12°C para ver se atenua mais um pouco, porém o fermento já esta praticamente dormente, sem atividade no airlock.

Fermentador: back to work!!!
OG: 1.050 à 30°C - corrigido 1.053
50 litros p/ fermentação.
Bom meus amigos, espero que tenham gostado deste post, e do nosso retorno!!! Tenho ingredientes para mais duas levas, uma clássica Tactical Nuke - IPA e uma trigosa. Estou um pouco receoso de utilizar o sistema HERMS p/ produção da trigosa, pois já ocorreu de entupir a bazooka durante a brassagem de malte de trigo, e caso isto ocorra o processo de recirculação contínua não será possível!!!

Comente sempre no link abaixo, vocês não imaginam como o feedback é importante!!!

Um grande abraço a todos,

Charles e Brenson!


10 comentários:

  1. Bruno! Bom te ver de volta à ativa, fico feliz que a chama cervejeira não se apagou para sempre dentro de ti! Muito interessante este sistema HERMS, não tive coragem de mudar ainda do sistema convencional com fundo falso para algum outro mais dinâmico, mas ver o exemplo de que isto é possível sem ter que partir do zero ajuda bastante! Salute e muitas cervejas pela frente em nossas vidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Moschen!!!
      A praticidade do uso da bomba é muito bacana. Sem falar que o processo fica mais homogeneo e a brassagem mais limpida, e com a recirculacao constante a clarificação melhora bastante! Estou em processo de aquisição de novos equipamentos, engates rápidos, conexões, bancada, tudo mais... Logo postarei novidades. Obrigado pelo feedback!

      Abraços, cheers!

      Excluir
  2. Brother... parabéns ! ,,, uma pergunta.. quantos litros de agua vc usou no total e quantos vc tirou final ?..abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dartagnan!

      Foram cerca de 35 litros de água primaria e 35 de água secundária!
      No final foram cerca de 50 litros pro fermentador, e uns 47 litros úteis de cerveja finalizada. Engarrafamos hoje.

      Abraços, cheers!!

      Excluir
  3. Parabéns! Espero que não abandone novamente o blog, continuarei acompanhando!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog , me ajudou bastante , bem didático .
    Anderson Torres.

    ResponderExcluir
  5. Bem vindo de volta.
    Até que enfim resolveu parar de cuidar dos outros e voltou a cuidar do blog! uHASUhSAU

    Já que vc já me ajudou um bocado, vai uma ajudinha pra vc aí: Casca de arroz (a palha, saca?) na mostura das trigosas aumentam a eficiência e eliminam os desaforos dos entupimentos. É facinho e ajuda muito!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o blog!!! que bom que voltou,. nem que seja devagar,.
    se puder coloque uma foto da red depois de pronta! a cor do mosto esta nota 10,. acho que vou fazer esa receita.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Legal que tenha voltado a comentar no blog e dividir suas experiências com a gente.
    Nesse período de inatividade eu nunca deixei de dar uma olhada para ver se você tinha voltado a ativa e foi uma grata surpresa ver o blog ativo novamente.
    Muito bom que esteja melhorando seu equipamento. Vai ajudar a tirar umas neuroses de alguns que abominam panelas elétricas. Eu mesmo construi um clone da Braumeister e nunca mais vou querer saber de fogão a gás.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, diga os problemas das panelas elétricas, pois estou mirando algumas...

      Gustavo

      Excluir

Comente!!! Sua opinião é muito importante!!