sexta-feira, 25 de março de 2016

CHARLES BRENSON´S VLOG 002

Olá queridos leitores!!!!

Dando sequencia à etapa final da fermentação, posto aqui um relato do embarrilamento da nossa cerveja, uma APA, dicas de sanitização e reaproveitamento do fermento cervejeiro.

Sobre embarrilamento, utilizo barris do tipo Cornelius - aqueles antigos de maquinas de refrigerante (post mix). Para quem está iniciando na cerveja artesanal, este equipamento não é necessario. Podemos envasar em garrafas com uma segunda fermentação dentro da garrafa, para criar gás carbônico (adicionando cerca de 7g de açúcar por litro de cerveja).

Uma referência que sempre li sobre cornelius kegs é a do blog dos LAMAS, eles tem uma apostila super interativa e bem feita, sobre post mix. Clique aqui para a apostila e aqui para o site deles.

Esta é a primeira vez que estou fazendo a lavagem e reaproveitamento do fermento. Fiz isto pois nas proximas levas pretendo fazer uma IPA, e este fermento líquido da BIO4 é o que pretendo utilizar. Mais informações sobre este assunto, acesse este video do youtube aqui abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=XL0NUR5tTNE

Lembrando que é sempre bom realizar um Yeast starter antes de reaproveitar qualquer fermento, a não ser que você tenha lama (fermento residual) suficiente para a próxima brassagem, e seja um fermento jovem. Para saber se precisa ou não um starter, eu uso o site da yeast calculator (http://www.yeastcalculator.com) ou do brewers friend (http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator)

Mas Brenson!!! Eu não estou entendendo NADA do que você está falando.
Calma meu amigo, se você está iniciando suas aventuras no homebrewing, acesse ali em cima o link ou clique aqui: "como fazer cerveja - iniciantes!".

Bom, agora chega de conversa, segue o segundo vídeo do Charles Brenson´s VLOG!
Episodio de hoje: Embarrilamento e sanitização!


Um forte abraço a todos,

Cheers!!!!

Brenson

2 comentários:

  1. Bruno, gostaria de elogiar o blogger aprendi a fazer cerveja artesanal basicamente no seu blogger fiz algumas de suas receitas inclusive a weiss que ficou espetacular, continue fazendo os videos e postando suas receitas e que venha a nós as melhores biers. Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo!
    Que bom que você acompanha e fez bom proveito do blog, este é o maior objetivo da criação deste meio de comunicação, divulgar as nossas experiências no homebrew e esse feedback faz valer a pena!
    Um abraço, cheers!

    ResponderExcluir

Comente!!! Sua opinião é muito importante!!