quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Como reaproveitar um baril de Heineken - Teste 1

Bom, resolvi tentar reaproveitar o tão visado barrilzinho da Heineken de 5L. Fiz um pequeno projeto mental e tentarei em breve por esta idéia na prática! Abaixo, como abrir este barril. O único problema é que você necessita de um esmerilho para facilitar o processo!

Primeiro, retire o suporte de plastico verde da parte superior do barril, com muito cuidado e com auxílio de um amigo, com duas chaves de fenda, ou algo parecido. Esta parte trava a porção superior do barril, e pode ser utilizada para fechar o barril novamente!













Utilize um esmerilho ou outro instrumento para abrir a parte de cima do barril, bem na junção da "tampa" com o corpo do barril. Deste modo, ele fica assim:



Retire o cilindro de gás carbônico e com auxílio de uma pinça qualquer, retire o seu suporte de plástico (fundo do barril).




Agora falta um modo de vedar bem o barril, e encaixar bem a tampa. Tenho que fazer uns testes para ver se o barril não vaza, ou explode com certa pressão. Mas fiquem tranquilos, não farei isso sozinho, vou ter ajuda de engenheiros profissionais, como o tio Jorge!! Hehe, obrigado tio por ajudar aí a abrir o barril!
Bom, se nada disso der certo, com certeza o barrilzinho da uma bela lixeira, para enfeitar o seu quarto =)


Mestre engenheiro arquitetando o projeto (Tio Jorge)

Penso em usar o próprio suporte de plástico da heineken, ele fecha bem a parte superior do barril. Faltaria sim um O-ring ou algo para que seja feita uma vedação adequada. Sem falar em uma válvula para injeção de ar (CO2 seria o correto, mas vamos deixar as coisas simples hehe!). Talvez uma válvula de motocicleta possa ser útil para injetar ar lá dentro na hora de consumir o chopp. Sei que isto estragaria a cerveja, mas se bebermos bem rápido todos os 5 litros daria certo ( não que isto seja um problema hehehe).

Bom, por enquanto é só, logo a receita do Malzbrot, pão de malte que fazemos com malte aproveitado das nossas produções cervejeiras!

Um abraço!

E deixem comentários!!! Hahaha
=]

Ps. Não encorajo ninguém a tentar fazer as peripécias acima em casa. O barril de Heineken não é reaproveitável. Estou na verdade, tentando tirar leite de pedra! Leite não, chopp artesanaal!!



51 comentários:

  1. tem um amigo nosso aki de caçador que fez um bico para injetar a cerveja e o gás...acho que ele nem abre o barril...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A forma mais simples é colocando-se um bico pneumático (de pneu) para a futura entrada de CO2.
      Colocado esse bico, retire o miolo do mesmo e com uma bombinha de aquário conectada ao bico de saída de cerveja do barril vc conseguirá fazer um rince com ácido peracético para esterilizálo.
      Como? Injete a solução de água + peracético e agite o barril.

      Para jogar fora a solução, plugue a mangueirinha do tubo de CO2 no bico de pneu (já com o miolo colocado) pressurize um pouco e a solução sairá pelo bico de saída de cerveja do barril.

      COLOCANDO A CERVEJA: Esta entra pela mesma válvula de saída e de vez enquando vc alivia a pressão como se estivesse esvaziando um pneu de carro. Nunca ultrapasse 2 kgf de pressão.
      A cerveja pode sair de um outro barril pressurizado ou mesmo de qualquer outro vazilhame. Neste caso com a mesmo bombinha de aquário.
      É importante que a cerveja esteja o mais próximo de 0ºC para evitar espuma.

      Se a pressão de entrada de cerveja estiver muito acima da pressão do barril que se está enchendo, a cerveja vai espumar. A diferença deve ser entre 0,5 e 0,7 kgf de pressão.

      EXTRAINDO A BIER: Com o barril bem gelado (no grau que vc gosta) conecte o tubo de CO2 no bico de ar e extraia pela válvula de saída normal.

      RESUMINDO:
      1)Coloque um bico de pneu (veja na NET como fazer isso)
      2)Compre uma bombinha de aquário e mangueiras nas medidas apropriadas.
      3)Tenha um tubo de CO2 e adaptação para conectar ao bico pneumático.
      4)Escolha de onde sairá a bier que encherá seu reaproveitado.
      5)Encha, gele, aplique o CO2 e beba.

      Não se esqueça de fazer a limpeza do barril.

      LIMPEZA:
      1) Lave com água.
      2) Solução de soda a 0,5%.
      3) Lave com água em abundância (até que não fique viscosa)
      4) Água + ácido peracético a 2%
      5) Remoção total da solução

      comercial@landbier.com.br (é só perguntar)
      www.landbier.com.br

      Excluir
  2. Oi meu maninho!! Ei, cadê a receita do Malzbrot? Eu queria experimentar fazer aqui em casa, já q toda vez que vou pra Ctba, não tem mais o pon, porque vcs comeron tudo! Rsrs Bjs Amo muito você, e seu bloq tá 10! Mariana

    ResponderExcluir
  3. Rapaz vejo que você alem de doutor, engenheiro é um cientista cervejeiro, parabéns...

    Como anda sua cervejona de trigo sua "Ricci Wheat beer"? Tudo certo? Conseguiu os aromas de banana e cravo?

    Mais uma vez parabéns...
    Também estou muito feliz pois a bodebrown wee heavy foi degustada por feras em BH em um encontro internacional one esteve varias cervejas do mundo e foi aprovada ... Que bom... Vamos enviar a sua também...

    Meu amigo seu blog esta fantástico... Que tal postar algumas ideias favoráveis a cerveja+medicina?

    Parabéns Irmao.
    Samuel bodebrown

    ResponderExcluir
  4. Da para fazer um cooler personalizado da Heineken com esse barril! poderia tentar desenvolver algo.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se já ocorreu de alguém ter reaproveitado o barril da haineken mesmo que sem a pressão para ejetar a bebida,com o usa de forma simples,seja por extração em torneira ou enclinando o barril

    ResponderExcluir
  6. Dae anônimo!

    Tem alguns projetos megalomaníacos de uns caras que conseguiram reaproveitar o barril, apenas retirando o "miolo" da parte de cima e montando uma estrutura com canos e ajustes para adicionar cerveja e gás lá dentro, mas vc precisaria de um cilindro de CO2 também.

    Outros caras usaram um "Post mix", um barril comum entre os cervejeiros artesanais, que pressurizado eles jogaram o chope do post mix direto para o barrilzinho. Como entrou com pressão, ele também sai com pressão.

    Não sei te dizer de um modo para colocar a cerveja sem pressão lá dentro, visto que no próprio barril da haieneken, dentro, existe um cilindro pequeno que libera CO2 mantendo a pressão dentro do barril durante muito tempo. Ou seja, sem pressurizar fica difícil colocar algo lá!

    Em breve, quando eu tiver mais tempo, coloco mais experiencias com o barril de heineken, visto que este é o post mais visualizado deste blog!

    Valeu.

    ResponderExcluir
  7. ou é mais facil comprar outro, da muito trabalho..

    ResponderExcluir
  8. Caro amigos sou formado em fisica, e andei me interessando muito por este assunto, resolvi estudar uma forma de reaproveitar ese barril, e consegui só é um pouco complicado, um outro modo que ainda estou testando é o seguinte:
    1- Esvazie o barril completamente, e corte-o bem na junção do topo com o resto do corpo do barril.(não use equipamentos que causem fagulhas, isso pode até agilizar o processo mais paras a sua vida, rsrsrs)
    2-Retire tudo que esta dentro do barril.
    3- Fure dois buracos de +- 10mm (ou o suficiente para encaixar um bico de câmara de ar, de modo que ele vede bem) coloque um produto q vede (estou usando silicone não toxico).
    4- Encaixe os doi bicos de forma que eles fiquem bem vedados.
    5- Adicione a cerveja.
    6-Agora está o problema como vedar a tampa de modo que ela aguente a preção.(Pensei o seguinte=> adaptar a tampa para que ela fique do estilo de uma tampa de panela de preção, adicionando um borda nela e no barril e colocando uma borracha na borda para melhor vedamento [isso exige contas exatas para que a tampa entre e saia do barril]). Mais ainda não resolvi este problema, de modo que fique seguro utilizá-lo, o meu deu certo por enquanto, estou aplicando certas preções nele dentro d’água para ver até onde esta dando certo.
    7-Pegue uma bomba de ar, essas de encher colchão inflável (aconselho de plástico pq não tem resíduos que exalem cheiro) encha o barril de ar já com a cerveja dentro e a tampa vedada, depois de um tempo vai ficar difícil continuar injetando ar pare beba um pouco e bombei novamente.
    8- Tampa os bicos e beba.
    Obs: Este projeto não foi testado o suficiente para ser usado com segurança qualquer dano não me responsabilizo pelos mesmos!
    Obs²: Depois que injetado o ar a cerveja pode sair com muita pressão, podendo acontecer também a perda de ar rapidamente mais nada que impressa de beber o chopp é só bombear novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Formado em física escrevendo Preção? É Pressão....Que vergonha..

      Excluir
    2. E olha que em física se estuda muito sobre pressão.. hauahuaaha

      Excluir
  9. Dae Anonimo Físico!

    Então cara, axo que pra aproveitar o barril de heineken mesmo vc tem que ter uns equipamentos para usar gás carbônico. O ar natural acaba oxidando a cerveja dando um gosto de "choca". Desaconselho usar assim!

    Mas valeu pelo comentario, um grande abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estiver pensando em colocar 1 bico de carro na tampa, encher pela torneira de saída aliviando a pressão pelo bico. Para pressurizar, uma daquelas bombas de pneu de bike que usam cartucho de co2 descartável. Fica difícil saber qual pressão vai ser aplicada, mas pode dar certo, utilizando um daqueleles medidores de pressão igual de borracheiro pra manter dentro do desejado. O que acha dessa?

      Excluir
  10. kkkkkkkk so tem engenheiro sem noção aki!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. É definitivamente o único jeito (Prático) de reaproveitar o barril é transformá-lo em um lixo estiloso! uaehiue
    Quer um barril? Compre um KEG (Post mix, cornelius). Vale a pena correr atrás e investir.

    Um grande abraco a todos e obrigado por tantas visualisações!!!

    Brenson

    ResponderExcluir
  12. Olha só..
    eu vi um video no youtube que o cara faz 2 furos no barril, coloca valvulas de pneu de carro, coloca a cerveja com um funil e bombeia ar para dentro. ele fez meio sujo com graxa e tals mais acho que funciona, foi a unica coisa já pronta que "teoricamente" é coerente. é só fazer umas modificações mais higienizadas, do tipo, eu pensei de usar uma bomba, tipo aquelas de aquario para jogar a cerveja no barril e um pequeno compressor desses de aerografo para dar a pressão, ainda nao tentei mais pode funcionar.
    O ruim é... ter esse trabalho todo para beber quase que na hora. putz!
    não sou fisico, nem engenheiro, mais pensando direitinho... Sinceramente, nao é muito inteligente abrir a cerveja para colocar num barril inves de beber logo!
    Eu só vou tentar mesmo quando bolar um plano para ficar igual ao padrão que vem de fabrica.

    O que a gente inventar aqui amigos, é só diversão de bebado quando o churrasco ta sem graça! só pra sair do ocio.

    o video é esse:
    http://www.youtube.com/watch?v=WOlOnNxIiwE

    Abraço!

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  13. Opa Lopez!!!

    Cara, o grande problema de se furar o barril de heineken é se ele vai aguentar a pressão. Outra coisa, se vc usar esta técnica com bico de pneu, e injetar ar normal, a cerveja vai oxidar e vai ficar com gosto estranho!!!

    É possível reaproveitar o barril injetando diretamente pelo cano de plástico do próprio barril sob pressão (você precisaria de um post mix ou de um keg), porém o grande problema é saber quanto o barril aguenta e até quando enche tudo... Eu desisti de tentar aproveitar o barril da heineken, ele é realmente descartável (infelizmente).

    Um grande abraço! Obrigado pelo comentário!!

    ResponderExcluir
  14. como retiro o suporte plástico verde, já tentei da forma que foi explicada e não consegui.Poderiam ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu desloquei com uma chave de fenda e puxei com cuidado para não quebrar, foi fácil.

      Excluir
  15. Usem para fazer Abajur ou recipiente de gelo, fica muito legal, assim como vasos de plantas, lixeiras de escrtório etc. ate uma churrasqueira de apartamento da para fazer, mas tem que tirar o plastico que envolve o barril!!!

    ResponderExcluir
  16. Aew galera...a melhor forma de se aproveitar é fazendo dele um barrilzinho para tomar tereré.
    Para isso, retire a tampa de cima, o "cilindro de gás" interno e faça uma boa limpeza.
    Posteriormente, faça um furo embaixo e encaixe uma torneirinha. Depois de tudo isso, coloque gelo dentro e água e vá tomando seu tereré.

    ResponderExcluir
  17. Fiz uma lixeira pra cozinha, ficou muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basicamente esta é a melhor utilidade do barril mesmo.
      Eles são descartáveis, não sao de aço inox.
      Abra a parte superior e use como lixeira!!! Tenho uns 5 que usei desta maneira!

      Excluir
    2. Eu uso como cofrinho... tenho 2 cheios de moedas de R$1,00.
      Passa de R$ 1.000,00 cada barril... vou reverter tudo em barris cheios hehe. Dá uns 35, no mínimo.

      Excluir
  18. bom eu acho que vou fazer com as duas valvulas, só que não sei oque eu faço com esse negoço branco que tem dentro do barril u.u
    será que pode prejudicar?

    ResponderExcluir
  19. acho que com o kaiser barril é melhor e mais fácil, por que é de plástico e ao meu ver não tem nada dentro, já vem com gás co2 comprimido e não tem esse trem branco, vou tentar fazer o cheat das válvulas de carro nele e ver no que dá, tiro uma foto se funcionar e mostro pra vcs junto com as instruções, att (:

    ResponderExcluir
  20. Meu Caro Amigo,
    Se você conseguir fazer isso vai ficar Milionário, ou vão de caçar feito doido. De Qualquer modo, se publicar a chance de escapar é grande.
    Abraços Garcia

    ResponderExcluir
  21. Comprei um e nao queria simplesmente jogar o barrilzinho, alias ele é ate bonitinho pra deixar no quarto, pensei em fazer um cofre ou ate uma pequena lixeira. Mas fiquei com um certo receio, afinal na propria lata diz pra nao fura-la. Voce cortou a sua como ? (nao corre nenhum risco de explosao ou algo do tipo?)

    ResponderExcluir
  22. Muito que bem, o que eu fiz? Um furo do tamanho que se encaixe um barril, não mexi no cilindro e nem na parte de extração da cerveja, e abri um furo na parte de baixo e encaixei uma torneirinha, com a ajuda do funil ponho a cerveja e no local que fiz o furo ponho um tampão de borracha pressionando-o de modo que não saia o gás e quando quero por a cerveja no copo, tiro o tampão e extraio oela torneira, enfim não é uma mega engenharia mais dá pra reaproveitar hehehehehe.

    ResponderExcluir
  23. já retirei a parte verde de cima, como faço oara reaslmente abrir a lata???

    ResponderExcluir
  24. Eu fiz do meu barril um recipiente para colocar água, ou qualquer outro líquido, usei uma esmerilhadeira para fazer um furo redondo que passa uma mão para retirar o cilindro de gás e para dar uma boa limpeza, depois fiz um pequeno furo na lateral abaixo na altura do alto relevo e coloquei uma torneirinha de filtro, ficou muito bom !!!

    ResponderExcluir
  25. O melhor barril a se reutilizar é o de itaipava, petra e etc, e so retirar a tampa preta do topo, adicionar a cerveja e fazer o primming interno, ou seja, a cerveja ja sai com gás. Só pra esclarecer que se for pra bber o 5l no mesmo dia, vale a pena injetar o ar com a bombinha, agora pra manter la dentro melhor o co2

    ResponderExcluir
  26. O cilindro de gás carbônico serve pra algum fim a não ser esse?

    ResponderExcluir
  27. poxa eu to tentando abrir o barril pra tirar o cilindro de gás carbônico porque quero fazer um narguile caseiro usando o barril. será que existe algum meio de abrir a tampa sem causar danos ao barril sem o uso do esmerilho? se puder me responde aqui ou manda um e-mail igor_fiori94@hotmail.com obrigado desde já

    ResponderExcluir
  28. aff reaproveitar o barril para encher de novo, vai cheirar tóba de cachorro, compra outro campeão. A idéia de abrir o barril é fazer outras coisas com ele, como lata de lixo, cortar no meio e fazer uma churrasqueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc não percebeu este é um blog de cerveja artesanal, e a idéia era aproveitar o keg de 5 litros para embarrilameno com cerveja artesanal...
      Agora se vc tem grana pra comprar cerveja ruim a preco de ouro q nem estes barris de heineken, bom pra vc! Ah, e se vc gosta de cheirar toba de cachorro, me desculpe, mas que habito estranho!!!! Mas obrigado mesmo assim por acessar o blog!!

      Excluir
    2. kkkkkk
      Já diziam... " quem fala o que quer, ouve o que não quer!"

      Excluir
    3. chupa bobão kkkkkkkk

      Excluir
  29. Pessoal bom dia!
    Minha lata deu ferrugem dentro, algumas poucas, como faço pra retirar essas ferrugens?

    ResponderExcluir
  30. Queria abrir o barril mas tenho medo que exploda pq é pressorizado.
    Existe grande perigo de explosão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Já abri vários, eu sempre faço um furo pequena com uma broca na tampa, depois corto a tampa com a esmerilhadeira, após aberto uso como nicho para guardar minhas ferrAmentas

      Excluir
  31. O carvao que tem dentro do cilindro de co2 é carvão ativado?

    ResponderExcluir
  32. Tem que ter um jeito de colar o cilindro de nvovo!!! Alguém sabe que tipo de cola poderia ser usada?

    ResponderExcluir
  33. Pessoal li todas as ideias,.melhor jogar no reciclado e comprar outro 😔😁😁😁😁

    ResponderExcluir

Comente!!! Sua opinião é muito importante!!