sábado, 9 de janeiro de 2010

Sexta Leva - Charles Brenson Weiss Bier


Neste dia 07 de janeiro, produzimos uma leva de cerveja de trigo, cerveja tal chamada de Weissbier ou Weizen. Esse tipo de cerveja é tipico da região sul da alemanha, mais precisamente a baviera. Existem vários marcas famosas no mercado, tais como Erdinger, Paulaner, Franziskaner entre outras.

http://www.mestre-cervejeiro.com/artigos/cerveja-de-trigo-lendo-o-rotulo-weissbier.html

Mas qual a diferença entre as cervejas de trigo afinal? Weissbier ou Weizenbier?
Weiss em alemão significa branco. Weizen significa trigo. É da característica desta cerveja ter uma coloração mais esbranquiçada, devido aos grãos de trigo e pelo fato dela ser não filtrada. Tanto faz então chama-la de weiss ou weizen.
De acordo com as leis alemãs, para serem consideradas cervejas de trigo, requer no mínimo 50% de malte de trigo e o restante de malte de cevada.
Eu particularmente gosto muito desse estilo de cerveja, por seu característico paladar.

Sexta leva - Weiss Bier


INGREDIENTES


Para esta leva de 20 litros, utilizamos:
15 litros de água primária (cozimento)
15 litros de água secundária (fervura)
2,5 kg de malte de trigo claro;
2,5 kg de malte pale ale;
150g de malte Carapils (incrementa o corpo e espuma da cerveja)
10g de Lúpulo Magnum (amargor somente)
Fermento Munich (especial para cerveja de trigo)



Maltes de cevada (esq) e trigo (dir) misturados no triturador. 


BRESSAGEM


Após moer os grãos, utilizamos a nossa técnica até então bem eficiente do grain bag e seguimos a bressagem (cozimento) como sempre fizemos. 10 minutos a 50°C para incrementar a espuma e depois mantivemos a 65°C com constante agitação do mosto, e recirculação foi realizada para tentar o máximo aproveitamento dos grãos.
Fizemos o "mash out" com 8 litros de água a 80°C e então iniciamos a fervura

FERVURA E LUPULAGEM


Como a cerveja de trigo por si só já possui aromas característicos, não é necessário a adição de lúpulos de aroma nesse tipo de cerveja. Usamos somente lúpulo de amargor, o Magnum a 25 minutos do final da fervura, o que nos daria um IBU de cerca de 10 (mais baixo do que usualmente fazemos nas nossas Ales). Esse tipo de cerveja requer menor amargor mesmo.
No início da fervura ocorreu um belo "boil over" pois deixei o fogareiro a todo vapor e fui fazer outras coisas. Quando voltei a camada de proteínas estava gigante, e pulando para fora da panela, fazendo aquela bela sujeira!



Boil over e a bagunça no chão!


AERAÇÃO e ADIÇÃO de FERMENTO


Após o resfriamento do mosto com o chiller de imersão sifonamos o mosto para os galões fermentadores (eu queria usar meu cornelius keg mas ainda não comprei os o rings para vedação) aeramos o mosto com agitação constante e adicionamos o fermento já hidratado. Para hidratar, ferva uns 150 ml de agua e espere resfriar até 30-35°C para entao adicionar o fermento. Agite constantemente e inocule diretamente o fermento hidratado ao mosto. A hidratação do fermento possibilita a restauração da membrana celular da levedura e permite visualizar a viabilidade do mesmo. Se estiver bom, algumas bolhas são produzidas no topo.



Galões com a Charles Brenson Weiss fermentando!


Fiz a medida da densidade original (OG) dessa leva, e deu 1.040, achei meio baixo talvez pois adicionei muita água na fervura, porém ainda está dentro dos padrões desse tipo de cerveja, que deve ter um OG de 1.035 a 1.045. Essa densidade mostra a quantidade de acúcares presente no mosto, e que será metabolizado pelo fermento e transformado em álcool e gás carbônico. Quanto maior a OG, maior teor alcoólico e vice versa.


PARTICIPAÇÃO ESPECIAL - MORITZ


Para esta leva, meu amigo Maurício participou da produção e me ajudou durante o processo! Valeu moritz!














Daqui uma semana será feito o envase e dali mais duas semanas teremos uma leva prontinha para beber!!!
Hehe, saúde!!
Um abraço
Bruno!!



3 comentários:

  1. A trigosa ficou uma beleza!
    Acabou faz tempo!!! Demorei pra responder mas ta ai!
    Um abração Guto!

    ResponderExcluir
  2. Quanto tempo de brassagem a 50°C?

    ResponderExcluir

Comente!!! Sua opinião é muito importante!!