domingo, 4 de julho de 2010

Projeto Chopeira!

Olá! Nesta breve semana de férias que tive, acabei viajando para o norte do Paraná visitar meu avô, tios e tias e primos e primas! Nessa empreitada passamos por Londrina e conversa vai, conversa vem sobre cerveja artesanal, acabei descobrindo que meu tio Val tinha uma chopeira a gelo antiga que estava abandonada, há 23 anos no sótão da casa dos pais dele. Fui lá e encontrei esta relíquia, e resolvi tentar aproveitá-lo ao invés de deixar colocarem no lixo.

Já em Jandaia do Sul, meu tio César trabalha com Arte Visual e tem uma bela oficina, onde foi possível reformar o exterior da chopeira. Foi realizada uma nova pintura e caracterização da chopeira com adesivos da logo Charles Brenson, que ficou muito bacana! Veja como ficou:


O problema porém foi em relação a serpentina. Depois de duas décadas abandonada, ela sofreu corrosões e quanto tentava limpar a serpentina com água para desobstruir, alguns pontos estavam corroídos e a serpentina teve vazamentos. Creio que para utilizar esta chopeira vou ter que descolar uma serpentininha de inox, talvez encontre em algum ferro velho, pois infelizmente este material é caríssimo!

Bom, se alguém tiver alguma idéia é só mandar um comentário aí!

Um abraço a todos

Bruno



ATUALIZAÇÃO 07/07/2010


Olá caros amigos! Infelizmente não consegui reaproveitar a serpentina. Ao tentar limpa-la, de diversas maneiras possíveis e imagináveis para o alumínio, percebi o real estado da serpentina que veio junto da chopeira. Ela estava muito desgastada a ponto de furar em diversos pontos, parecendo uma peneira quase!

Infelizmente não vou conseguir aproveitar esta serpentina para resfriar a cerveja. Porém ela me será útil em outro processo! Pré resfriamento de água antes de ir ao chiller de imersão. Com esta serpentina eu poderei fazer circular água a 0°C pela serpentina, tornando muito mais rápido e efetivo o processo de resfriamento do mosto, auxiliando na decantação do trub "alienígena" que sempre nos persegue!!

Mas não desistirei desta chopeira, pois como já falei ela é uma RELÍQUIA! Graças ao tio Val, ela foi gentilmente "emprestada" há uns 30 anos atrás e eu ainda reformarei ela. Um dia investirei em uma serpentina de inox e em uma torneira italiana, ai vai ficar show de bola! Uma baita chopeira para grandes festas!

Até lá esta caixa me servirá como um bauzinho, para armazenar maltes, equipamentos e outras coisas!
Penso em comprar uma chopeira pequena da artchopp, uma chopeirinha simpática que tem entrada para barris, e não é tão cara assim. Creio que com uns 250 reais compro uma!



Até lá o chopp Charles Brenson vai ser resfriado igual os barris de Heineken. Diretão na geladeira!
Master Charles, segura que lá vem conta de luz!!!! Hahahaha
Um abraço,
Bruno

24 comentários:

  1. Legal você ter achado essa choppeira. Relíquia!! Pena que está com a serpentina furada... Vou fazer a moagem do malte hoje a noite e amanhã cedo inicio a brasagem da primeira leva. Já está tudo preparado! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quero só ver meu maninho.... ontem já tava totalmente encasquetado com essa serpentina.... enquanto não arruma-lá será uma amassada de mandioca atrás da outra. Quem sabe do que estou falando entenderá! Rsrsr Por favor, chopeiros de plantão... ajudem meu irmão a encontrar uma serpentina barataaaaaaaaaaaaaaa! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Caramba, primo!
    A chopeira ficou zerada! Tá linda!
    Deixa a Dona Elza e meu pai ver essas fotos...vão adorar!
    Agora, uma pena mesmo a serpentina estar assim... mas né, 23 anos naquele sótão do meu vô, não tinha como ser diferente!!
    Como a Mari disse, vai ficar amassando mandioca enquanto não arrumá-la!

    Beijo, já com saudade!

    ResponderExcluir
  5. Olá meus queridos! Fico feliz com os comentários!
    Seguinte, eu vou dar uma pesquisada nas serpentinas, e vou tentar recuperar esta aí, vamos ver como que fica.. Vou aproveitar a chopeira sim, porque é uma relíquia!!
    Tenho que dar um pulo nos ferros velhos por aqui, e pedir cotações de serpentinas também, um investimentinho vai ser necessário, mas tudo bem, em prol do chopp Charles Brenson geladinho!!
    Um abraco e beijo a todos

    ResponderExcluir
  6. Meu pai não entendeu por que que não tem um adesivo escrito: "apoio: tio Val".

    ehuaehauaheahe

    ResponderExcluir
  7. Fala Bruno, tudo certo? Cara, fiz minha primeira leva. Muito legal... já está fermentando, dá uma olhada lá no relato que fiz do processo. Ah, valeu pelas dicas!! Abraço, até mais!!!

    ResponderExcluir
  8. Bruno, acho que estou com problemas na fermentação. Não vejo bolhas no airlock... já teve esse problema alguma vez?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Ok Bruno, obrigado pelas dicas!! O airlock está bem vedado e está formando um pouco de espuma em cima do mosto. Estava meio preocupado e pensei que poderia ser problema de aeração. Tirei o airlock e deixei o tampão com o furo fechado... agitei o galão e por sorte ele estava com a boca para cima, pois a pressão foi grande e quase o tampão saiu... aí percebi que tem CO2 no meio hehehe. Acredito que seja pela temperatura ambiente que o fermente está demorando para acordar. Aqui em Campinas não passou dos 19°C dentro de casa. Isso que deixei as janelas todas abertas. Acho que está indo tudo bem, só que o fermento está meio preguiçoso. Grande abraço!! Assim que começar a borbulhar o airlock eu te falo.

    ResponderExcluir
  10. Cara, to enchendo seu saco e seu blog com meus comentários... mas não podia deixar de te avisar que o airlock está borbulhando!! Finalmente. Antes tarde do que nunca!!! Pô, fiquei contente ao ver logo de manhã aquelas belezas de bolhas saindo na água. Está a uma taxa de 64 bolhas por minuto. É mais ou menos isso ou ainda deve aumentar? Abraço.

    ResponderExcluir
  11. "Outra dica é que inox dificilmente vai oxidar, não é? Chopeira de 20 anos atras com certeza não é inox chineis kkkk. Então onde esta furado, pode levar em um soldador de inox para tapar os furos. Vai sair muito barato e acaba o problema.

    Um bom tratamento de limpeza e recuperação para este material é lavar com soda caustica(4horas), lavar bem, e depois suco de limão( 4 horas), lavar bem. Depois deixar seco por um tempo"

    AGORA QUE VI QUE A SERPENTINA É DE ALUMINIO KKKK

    CARA E A BAZOOCA SCREEN? QUANDO VAI PRO BLOG????

    ABRASSSS

    ResponderExcluir
  12. Daeeeee Home!!!

    A bazooka provavelmente no próximo post estará aqui!!!

    Visto que a proxima leva é de 40 litros! E a bazooca ja vai estar instalada em um panelao de 50 litros!

    Um abraco Guto!

    ResponderExcluir
  13. Cara, meu mosto virou cerveja!!!Agora vou deixar mais alguns dias na fermentação secundária. Atualizei as informações lá no meu blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  14. O brensom,
    poe ae um link de algum lugar que tenha a tua serpentina de inox.
    Vou falar com os pias da gente ajudar nessa parada.
    abrass

    ResponderExcluir
  15. Bruno, onde você consegiu o barril? To querendo comprar também barril pois nao aguento mais engarrafar, poderia me ajudar?
    Muito show o teu blog.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Ola Felipe, eu consegui o barril em um ferro velho em palhoça-sc, mas infelizmente lá não tem mais. Procure em ferro velho ou em fabrica da coca cola, perguntando se eles ainda tem os barris antigos de post mix!
    um abraco

    ResponderExcluir
  17. Oie amor,
    Vc nao tem jeito mesmo ne! Sempre inventando alguma coisa pra aprimorar a producao! Agora essa serpentina, nao quero nem ver.. Ja estou vendo a velha historia do ferro velho, vc indo de um em um até encontrar a tal serpentinha!
    hahaha. Beijinhos =)

    ResponderExcluir
  18. Boa noite !
    Gostaria de saber se vc achou a serpentina pra comprar e onde pois o da minha chopeira furou e agora não sei que fazer por favor se encontrou me passe o telefone do lugar ou end

    ResponderExcluir
  19. Olá Rita!
    Eu acabei não usando esta chopeira acima, ganhei uma nova de um amigo e adaptei ela para minhas cervejas.
    Procure em lojas de refrigeração, lá eles podem ter alguma serpentina para voce. Outra coisa que vc pode fazer é comprar o tubo em alumínio e construir sua propria serpentina, enrolando ele em um objeto cilíndrico.

    Um abraco

    ResponderExcluir
  20. Olá!! Acredita que minha mãe guardou uma igualzinha(mesma marca, mesmo tamanho)que nunca foi usada durante anos??? Acabei de ve-la... é vermelha com todo os equipamentos novos. Vc saberia o ano dela? abraço

    ResponderExcluir
  21. Oi boa tarde estou querendo uma chopeira mais não encontro igual a essa aonde posso comprar .

    Adroaldo.
    E-mail adroaldosoares@live.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. procuro empresario que esteja querendo projetar chopeira ou utilizar meu prototipo contato francisconunes16@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. procuro empresario que esteja querendo projetar chopeira ou utilizar meu prototipo contato francisconunes16@gmail.com

    ResponderExcluir

Comente!!! Sua opinião é muito importante!!