terça-feira, 18 de janeiro de 2011

14a Leva - Hefe Weiss!

Charles Brenson's HefeWeiss... Explosivas!
Feliz ano novo a todos!!!

Depois de dois meses com preguiça de escrever no blog, finalmente resolvi postar a ultima leva que fizemos, ainda em novembro de 2010. Repeti a receita da Hefe-Weiss que já tinha feito, com fermento líquido e tudo, porém aconteceram uns imprevistos nesta leva que vou comentar com vocês para que não cometam o mesmo erro... Qual erro? Garrafas explosivas!!!!

A receita seguiu a base da outra Hefe que fizemos para o Homebrewers Fest, com algumas modificações menores. Basicamente foram 14kg de maltes, para uma leva de 56 litros, 60% de malte de trigo e outros 40% de malte pilsner comum. A brassagem teve parada para proteínas, sacarificação, mash out. Fervura de 90 minutos com adição de lúpulo de amargor somente! E depois... Deixamos os bichinhos fazerem o seu trabalho!

Brassagem

Fervuris!

Originalmente esta leva era especial para o Natal, porem ocorreu alguns problemas que minha família acabou tomando a Tactical Nuke mesmo... Eu deixei fermentar por uma semana somente, e não fiz fermentação secundária. Não verifiquei a FG por 3 dias seguidos (preguica, sabe comé?) e após o primming, adivinhem.. Gushing de algumas garrafas, explodiu uma das 12 que meu amigo levou para Joinville! Ou seja.. Aprendi a tomar muito cuidado com o fim da fermentação e quantidade de açúcar no primming.

Esta leva não ficou tão boa quanto a ultima, talvez o fermento (terceira geração) já esteja meio estragado, não sei..Talvez o transporte até aqui em casa possa ter contaminado um pouco o fermento, mas creio que isso seja difícil pois sanitizamos bem e o mosto fermentou! Saiu cerveja, mas não igual a ultima...

La Rocca e Gava, ajuda sempre bem vinda!

Adicionando fermento líquido ao fermentador
Bom, em relação as garrafas, algumas apresentaram gushing (jato que nem champagne), uma (só uma) explodiu, e as outras ficaram supercarbonatadas. Prometo prestar mais atenção para evitar este erro! Em breve mais postagens teóricas, parei por um tempo, mas agora vou dar uma atenção pro blog!

Novos brinquedinhos: Fermentech Auto Siphon!!  Comprei via e-bay e chegou aqui sem problemas. Na proxima produção irei testá-lo. Esse dispositivo ajuda no sifonamento, de uma forma muito fácil e prática!


Auto Siphon (Sifão automático)

Bom, post express hoje, só pra atualizar um pouco!

Um grande abraço a todos!

Brenson

2 comentários:

  1. Eu tenho um auto siphon desses, que comprei na Morebeer... Funciona muito bem nas ocasiões em que rpeciso usá-lo... MAs ainda prefiro o fermentador cônico...rsrsrs. Menos coisa pra sanitizar.

    ResponderExcluir
  2. Certeza, o problema é que não tenho um fermentador cônico, e pro volume que eu produzo, nao caberia na minha geladeira pra controle de temperatura! Precisaria de um de 80 litros pelo menos.. Mas quem sabe um dia!

    Valeu ai Marco, um grande abraco!

    Bruno

    ResponderExcluir

Comente!!! Sua opinião é muito importante!!