quinta-feira, 30 de junho de 2011

Charles Brenson Hefe-Weiss - 18a leva

Trigo!!!
          Olá caros leitores! Depois de um longo jejum aqui no blog, finalmente resolvi sentar na cadeira e passar a limpo a ultima leva! Já faz 1 mês que a produzimos, está prontinha e indo muito bem neste inverno. Mais uma leva de cerveja de trigo, a quarta se não me engano. Este se tornou um dos meus estilos favoritos de cerveja, por ser um estilo a parte, justamente por ter trigo em sua formação! Bom, antes de descrever a leva vou gastar umas palavras explicando um pouco sobre este estilo de cerveja. 

Breve histórico da cerveja de trigo

Agricultura Feudal: Grande disposição de grãos de trigo. 
Voltando um pouco no tempo, na época das tribos germânicas medievais. Como a produção de grãos de trigo passou a ser abundante com o desenvolvimento da agricultura feudal, o trigo passou a ser também utilizado na produção de cerveja, originando um estilo muito mais leve e claro que as cervejas da época, o que garantiu uma diferente nomenclatura, uma cerveja weisse, que significa "branco". Existem fortes fontes que acreditam ser a Weissbier um dos mais antigos estilos de cerveja, criado por agricultores simplesmente pelo fato de colher os grãos manualmente. Fontes dizem ainda que a cervejaria mais antiga do mundo a BrauereiWeihenstephan em Freising na Alemanha fabricava estilos semelhantes já em 1.040 D.C. 

Nomenclatura

Mas o que significam as diferentes nomenclaturas? A minha cerveja é uma Weissbier, uma Hefe-Weissbier ou uma Weizenbier? E o que as difere de uma Weizenbock ou de uma DunkelWeiss? Para isso segue um glossário muito explicativo, que encontrei no site do mestre-cervejeiro.

Glossário Weissbier

  • Berliner = de Berlim
  • Bier = cerveja
  • Bock = designa uma cerveja forte
  • Dunkel, Dunkles = escuro
  • Hefe = levedura
  • Hell, Helles = clara
  • Kristalklar = cristal/transparente
  • Weiss, Weisse = branco
  • Weiß, Weiße = branco (ß = ss)
  • Weizen = trigo

  • Weissbier, Weißbier, Weizenbier, Weizen ou Weisse = Cerveka de Trigo Alemã.
  • Hefe-Weissbier = Cerveja de trigo e fermento, cervejas de trigo não filtradas.

  • Weissbier Kristalklar, Kristalweisse = Cerveja de trigo filtrada
  • Dunkel Weissbier, Dunkelweisse = Cerveja escura de trigo.
  • Weizenbock, Weissbock = Cerveja forte de trigo, acima de 7% ABV  Berliner Weisse = Cerveja de trigo de Berlim, maior acidez.
Ingredientes, Brassagem, Fermentação...

Para uma produção de 64 litros de cerveja utilizamos 14 kg de maltes, sendo 8 de trigo e 6 pilsen nacional. Tivemos uma OG de 1,050 e uma FG de 1,012 que garantiu 4,95% de teor alcoólico. Utilizei somente lúpulo nobre Hallertauer Mittelfrueh (4,00%), 100 gramas no total o que garantiu um IBU de 14. A brassagem não teve segredos, seguimos as ultimas produções deste estilo que podem ser vistas aqui e aqui. 

O fermento utilizado foi o WB-06. A fermentação ocorreu a temperatura ambiente e como fez mais frio do que esperávamos para época não obtivemos um aroma de banana que tinhamos conseguido das outras vezes. Nesta leva predomina o cravo, o que ficou bastante interessante por sinal.
Segue algumas imagens!

Fervura
Após brassagem, gelatinização de proteínas (creio eu)
Fermentação em nosso fermentador tamborzão azul. 
Resultado da brincadeira: 2 postmix cheios + 25 litros engarrafados!
Sifonamento para engarrafar com auxílio de balde com torneira.
  Resultado?


Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras! Mas dar tomar ao mesmo tempo uma Charles Brenson Steinporter, uma Hefe-Weiss e uma Tripel é indescritível!!!

Bom, por hoje é só!!! Que agora eu vou tomar uma cervejinha! hahaha

Um abraco a todos

Brenson

3 comentários:

  1. Uma oportunidade unica, estar presente nesse dia e poder apreciar essas tres excelentes cervejas!!!!

    Continuaremos assim, a produção nao pode parar!!!!

    abraaaaaaços
    Gava

    ResponderExcluir
  2. Cara... ver pessoas com projetos novos empolga sempre.... Parabéns pela Hefe... Dá água na boca só de olhar a foto!

    Eu nos ultimos dias estou muito animado... está terminando de chegar a tralha pra aumentar a produção para 75 litros por leva. Hoje o cara da metalúrgica me trouxe a estrutura metálica para filtrar por gravidade... três níveis... um tezão!!!! Agora é só ajustar o fundo falso novo e furar os caldeirões pra colocar as válvulas!
    Chega de se matar só por 20 litrinhos....
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Dae Marco!!!!

    Cara, obrigado!! Essa hefe tava maravilhosa, pena que acabou super rápido!!! Eu que achava que 20 era pouco, passei pra 55, e to achando insuficiente já! hahaha É aquele negócio, quanto mais vc faz, mas gente aparece e mais rapido some tudo! Mas vale a pena investir mesmo em equipamento. Esse esquema de 3 níveis fica super bacana, eu ainda não fiz uma armação decente pras minhas panelas!

    Um abraçao!

    ResponderExcluir

Comente!!! Sua opinião é muito importante!!