domingo, 23 de outubro de 2011

21a Leva - Charles Brenson´s American Stout

 Charles Brenson´s Stout!
Olá queridos leitores! Depois de algum tempo sem postar (falta de tempo, terminando a faculdade!!!) venho falar um pouquinho sobre minha última leva, uma American Stout. Este estilo de cerveja é particular pois me lembra muito de outra bebida que adoro, o café. Aromas / sabores de café são obtidos devido ao uso de maltes tostados, de alta coloração escura, essenciais para as características desta cerveja. 

Mas por que American? Existem as Stouts clássicas irlandesas, como a Guiness, a Beamish Stout, a Murphy´s Irish Stout, com carácter seco (dry stout) e gosto pronunciante de café torrado. Por outro lado existem também cervejas mais radicais, como as Russian Imperial Stouts, com alto poder alcoólico e maior concentração de lúpulos. Durante a revolução cervejeira nas américas, com o grande poder de criação dos cervejeiros, surgiu um "meio termo" entre estas stouts, sendo a american mais lupulada que uma irlandesa, porém menos que uma imperial. 

Exemplos de Stouts Irlandesas
Vale a pena falar um pouquinho da história da Russian Imperial Stout, uma cerveja exemplar, que indico a todos experimentarem. Ela foi primeiramente produzida no século 18 pela cervejaria londrina Thrale´s, justamente para exportação para a corte da Imperatriz russa Catarina II. Esta cerveja possui um alto teor alcoólico, acima de 9% abv e agradava ao paladar dos russos. 
Imperatriz russa Catarina II. Essa gostava de uma cerveja boa!
Bom, decidi fazer uma american pois... Eu tinha na mão ingredientes para isso! Lúpulos americanos em boa quantidade, e malte torrado suficiente para fazer uma stout. Esta leva foi muito boa de se produzir e o resultado final foi prontamente aprovado! Ela caracteriza-se por uma lupulagem mais elevada sendo que pode-se acrescentar além de malte escuro o próprio café ou chocolate, criando variações entre cada receita elaborada. Fiz uma leva inicial somente com maltes, mas penso nas próximas adicionar alguns outros ingredientes para ver como a cerveja se comporta. Vamos então a leva em si. 

Receita / Brassagem

Maltes: 12,5 kg PALE ALE (7,8 EBC) // 3kg MUNICH 25 (24 EBC) // 1kg CARAFA III (1400 EBC)
* Se você usa cor em SRM (pra mim tanto faz), clique no link: ótima calculadora de cor da Castle Malting. 
Lúpulos: 65g Nugget (60´ AMARGOR) // 50g Cascade (10´ AROMÁTICO)
Fermentoso: Liofilizado S-04
Água do Sítio Guabiroba - Campo Largo / PR
Blend de maltes. Vai um Cafézinho aí???
Características essenciais da cerveja: 

Cor estimada: 77,8 EBC  // Estimado para uma AMERICAN STOUT: (59,1 - 78,8 EBC)
IBU´s: 40,4 // Estilo AMERICA STOUT: (35,00 - 75,00)
OG estimada 1,065 // OG medida 1,065 (Eficiência obtida de 70%)
FG estimada 1,017 // FG medida 1,019
Calculo ABV (beersmith): 6,1%

A brassagem ocorreu sem nenhum problema, os grãos foram moídos, adicionados à agua primária previamente aquecida a 56°C, estabilizando a 50°C para parada de proteínas durante 15 minutos, sendo feita a sacarificação logo após a 68°C durante 60 minutos e mash out a 76°C por 10 minutos. Em seguida fizemos a recirculação / sparge e fervura sendo feita a lupulagem. Resfriado o mosto foi para a fermentação primária a 19°C por 5 dias e secundária a 18°C por 7 dias. Foi realizado o envase de metade da leva com primming a 6g/l (baixa carbonatação esperada para este estilo) e o restante foi para os post mix. 
Escada de brassagem
Seguem algumas imagens da brassagem!

Pré moagem
Pós moagem
Adicionando maltes a água aquecida
Brassagem
Charles conferindo o sparge!
Fervura
Resfriamento do mosto
Fermentador
Fermento Safale S-04
É isso ai galera, qualquer dúvida é só perguntar!!! Em breve mais postagens, um abraço a todos!


Bruno

10 comentários:

  1. Daí Bruno, linda cor dessa cerveja, te mandei um e-mail pra contato mas não sei se tu recebeu... dá uma conferida aí. O blog está demais, acompanho sempre pra ver se tem novas postagens. Abraço e Sucesso
    Natanael Moschen

    ResponderExcluir
  2. Dae Natanael!

    Cara, obrigado ae pelo comentário!!! A cor da cerva ficou do jeito que eu queria, totalmente escura, beeem stout mesmo! Velho, não recebi teu email, ou talvez tenha caido no spam, sei lá! Manda de volta lá que eu dou uma resposta!!!!

    Um abraco

    ResponderExcluir
  3. Blz, já reenviei pro e-mail que tem ali encima: brunoriccia@gmail.com , aguardo tua resposta.
    Abrass

    ResponderExcluir
  4. Dai Bruno, É o Guto, teste de postagem como anonimo. Parabéns pela cerva e Kegerator.
    Agora nosso amigo Gilberto comprou post mix, gas, torneira, freezer e estamos fermentando a primeira Pilsen dele, feita com Decocção.
    Ele pegou férias e fez uma American IPA, uma porter, e a pilsen, 120 litros de estoque.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Caro Bruno, primeiramente parabéns pelo blog, tem dicas realmente valiosas!
    Estou em fase de estudo/preparação e aquisição de equipamentos para minha primeira leva, e gostaria de saber se vc recomenda, no início, "grain bag" no lugar de bazooka screen (pois vi q vc iniciou com um e depois migrou para o outro método). No caso do grain bag, a brassagem e a fervura são feitas na mesma panela?
    Mto obrigado!
    Abraço,
    Thiago Bonetti

    ResponderExcluir
  6. Guto: Velho, vou ver por que não ta entrando sua conta pra vc comentar! Meu, tezão as beras do gilbertão e as suas também, é obvio! Tenho que fazer uma visita em breve aí, e levar umas stouts pra tomarmos juntos!! Abração meu!

    Thiago: Dae velho! Fico feliz que o blog está te ajudando! Meu, estou editando uma página "cerveja pra iniciantes", em breve posto ela, justamente explicando como usar o grain bag. Eu recomendo sim iniciar com o grain bag, fazer umas 10 levas de 20 litros deste modo, só para depois aumentar pra 50 litros... Sim, com o grain bag vc usa somente uma panela. depois de levantar o grain bag vc separa todos os grãos do mosto e aí é só ferver!

    Um abraco, se tiver mais dúvidas é so perguntar: charlesbrenson@gmail.com!

    Valeu

    ResponderExcluir
  7. Olá Brenson, sou homebrewer também,

    Vi seu comentario em algumas levas sobre o entupimento da bazooca.

    No nosso processo, quando terminamos a brassagem do malte, antes de transferirmos esse mosto com o malte para dentro da 2a panela para filtração, colocamos agua a 78graus no nivel do fundo falso, assim,
    nao ocorrre o entupimento.

    espero que ajude
    um abraço, Martin.

    martin.vlc at gmail dot com

    ResponderExcluir
  8. Olá Charles , acompanho seu blog desde o ano passado, pra mim, um cervejeiro de panela iniciante , que já fiz 4 levas , todas usando grain in a bag . Acho suas postaremos fantásticas , excelentes comentários e fotos , enfim , pra mim uma das mais didáticas que já vi, coisa de professor , até porque fiz minhas levas todas só lendo na net, sem fazer cursos e tal . Tenho também ajuda de um colega mais experiente aqui que me salva das enrascadas . Bom .e isso , parabéns e continue mandando bala nesse blog.
    Anderson Torres , Indaial, SC brancoreis2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. olá, estou em fase de preparação de uma Imperial Stout e gostaria de adicionar café de forma a ficar com um sabor e aroma bem acentuado a este fruto.
    Mas, não encontro muita informação sobre a adição de café à cerveja... Qual a % que deviria adicionar? Moído ou em grão? Na fervura ou na maturação?
    Estas são alguma perguntas que me assaltam a cabeça... Será que pode me pode ajudar com alguma experiência que tenha tido?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Olá, sou de Natal RN, e estou tentando a aprender afazer cerveja.
    Estou tendo informações atreves da internet mas sem muito êxito.Gostaria de saber se vocês, teriam como me dar uma força. Email:pliniogalvao07@gmail Obrigado!

    ResponderExcluir

Comente!!! Sua opinião é muito importante!!