sábado, 26 de novembro de 2011

22a Leva - Hefe Weiss

Natal, Ano novo, Formatura chegando!!! A cervejaria Charles Brenson está colocando lenha no forno para produzir muita cerveja!!! Espero até o fim do ano fazer cerca de 4 ou 5 levas, para ter estoque garantido para as festividades. Resolvi produzir as cervejas mais bem comentadas e aprovadas até agora, entre elas a cerveja de trigo, trigosa, Hefe Weiss. Entre as outras na lista estão a IPA-Tactical Nuke, a deliciosa tripel (ainda sem nome) entre outras que irei formular.

No último domingo brassamos a trigosa. Mantive a receita similar a da última leva, que pode ser vista aqui. Neste link você encontrará a descrição da 18a leva, onde fiz uma explicação muito interessante sobre cervejas de trigo. Vale a pena dar uma olhada lá!

Brassagem, Fermentação...

A receita foi a seguinte:

Maltes: 6,0 kg Pale ale (Belga 7,8 EBC) / 7,0 kg Malte de Trigo (Belga 4,0 EBC)
Lúpulos: Hallertauer Mittelfrueh (4,00%) 50g por 90' / 25g por 60' / 25g por 0'
Fermento: 2 pacotes de fermento liofilizado Danstar Munich (especial para cervejas de trigo)

A brassagem foi realizada com parada de proteínas à temperatura de 53°C durante 30 minutos, sacarificação a 65°C por 60 minutos e mash out a 76°C por 10 minutos. Em seguida foi realizada a recirculação e o sparge, fiz desta vez o "batch sparge" que é uma técnica fácil de ser realizada, porém um pouco inferior em relação a rendimento quando comparado com o "fly sparge". Para saber um pouco mais de sparging, clique aqui!
Aquecendo a água
Adicionando os maltes
Brassagem
Controle de Temperatura.
Agora com 2 termômetros, um analógico e outro digital.
Recirculação e sparge do mosto. Esta etapa é importantíssima
pois garante a clarificação e boa extração de açúcares dos grãos.
Pesagem do lúpulo pelletizado. 
A fervura foi realizada durante 90 minutos, e utilizei apenas lúpulo aromático nesta cerveja. O amargor não é tanto característico em cervejas de trigo, onde deve predominar os produtos da fermentação, entre eles o aroma de cravo/banana característicos. Com esta quantidade de lúpulos a quantidade de IBU´s será de 14,7. O estilo aceita entre uma faixa de 8,0 a 15,0 IBU
Adicionando os lúpulos
Fervuris!
Fermentador (não cônico hahaha).
Transferindo para a fermentação secundária
A gravidade original (OG) obtida foi de 1,048, com um rendimento de 67,2%. Este estilo de cerveja, pelo BJCP de 2008 abrange uma faixa de 1,044 a 1,052 de OG. A FG após 6 dias de fermentação primária foi de 1,012 o que deverá garantir um teor alcoólico de 4,8%.
FG: 1,012
A cerveja ainda não está pronta, ficará mais cerca de 7 dias no fermentador secundário e depois irei engarrafá-la / postmixzá-la. Em cerca de 3 semanas estará pronta! Aguardem por novas postagens, quaisquer dúvidas é só entrar em contato pelos comentários abaixo ou pelo email: charlesbrenson@gmail.com

Obrigado a todos pelas visitas, sendo que o contador de visitas está cada dia mais cheio!!! 
Um abraço a todos, Salut!!!

5 comentários:

  1. Daí Bruno blz?
    Cara, tava a fim de experimentar uma das tuas brejas um dia... Essa Tactical nuke me chamou muito a atenção! Cara, me diz uma coisa, esse galão azul monstro que tu usa tinha algum produto químico dentro ou tu comprou ele zero bala em algum lugar?? To aumentando minha produção e precisava de um fermentador maior... Falando nisso, a zombeer tá na garrafa já, dá uma olhada que la no blog tem tudo certinho. sociedadedacervejaviva.blogspot.com

    Valeu Mano

    Salute

    ResponderExcluir
  2. Dae Nata!!!

    Cara, esse galão não tinha produto químico não! Comprei aqui em Ctba por meros 15 reais, na casa da azeitona. Era usado pra armazenar / transporte de azeitona / picles. Use sempre algo alimentíceo, nunca algo que tenha sido usado com gasolina / óleo / agrotóxico! haha

    O ideal seria um fermentadorzinho conico de polipropileno, mas isso fica pra ano q vem, estou com uns projetos bacanas na cabeça!

    Um abraçao, velho parabéns aí pela zoombier! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia bruno.

      Parabéns pelo teu blog e por partilhar tuas receitas e experiencias.Estou começando agora a produzir minhas cervejas. Gostei muito das tuas receitas de Hafe Weiss. Observei que nas primeiras receitas você usava malte pilsen e nesta última você usou Pale Ale, Mudou muito o sabor? Qual ficou melhor ou qual você me indica.E nesta cerveja é melhor fazer uma segunda fermentação?

      Obrigado pela atenção
      Antonio

      Excluir
  3. Olá Bruno, vou fazer minha primeira Hefe-weiss (minha segunda leva de cervejas da vida) e peguei a receita da WE mesmo, o lúpulo utilizado é o hallertau hersbrucker, 30g para uma reiceta de volume final de cerveja de 25L. Mas na receita não diz a que exato momento deve-se colocar o lúpulo na fervura, o seu lúpulo colocou em mais ou menos que tempo da fervura? O meu tempo de fervura na receita diz 70 min.

    valeu!

    ResponderExcluir
  4. Ola bruno , tudo bem cara ? , aprecio teu blog e gosto muito dos seus post , sou cervejeiro principiante daqui de são josé dos pinhais , já fiz umas 8 levas e vou fazer a próxima uma segunda Weiss, a minha primeira não ficou do jeito que eu queria , gostaria de trocar experiências fica abaixo meu contato e parabéns pelo seu blog.

    valtershuma@hotmail.com

    abraços,

    ResponderExcluir

Comente!!! Sua opinião é muito importante!!