sábado, 8 de maio de 2010

Sétima leva: Ale com um adicinal de HOPS!!!






















Olá caros amigos!!!!

Depois de um lag time de cerca de 3 meses, fiz uma ótima leva da Charles Brenson Bier! A receita foi a básica ALE, que sempre fiz, porém com um adicional extra de lúpulo!!!
Normalmente eu colocava 10g de lúpulo de amargor, no início da fervura (Magnum) e 10g de lúpulo de aroma, ao final do processo todo (Amarilo). Como eu tinha uma quantidade extra de lúpulo que eu iria usar na minha RED ALE, sendo que usei os mesmos Magnum e Amarillo, adicionei este extra desta vez, o que mostrou ser uma ótima opção para as minhas cervejas.
Lembre-se que o Lúpulo (Humulus lupulus), da familia Cannabaceae (isto mesmo, primo da erva do Marley!), dá a cerveja sabor e aroma, e atua como conservante natural e auxilia na formação da espuma. 

Além do mais, o lúpulo garante uma sensação de bem estar, é relaxante e tem sido usado como medicamento fitoterápico por milhares de anos. É amplamente cultivado na europa, america do norte e infelizmente pouco cultivado na américa do sul, devido a condições climáticas desfavoráveis.


Receita 

Para esta sétima leva de 20 litros (18,0 litros no final) utilizei:
- 15 litros de água primária (Bressagem)
- 15 litros de água secundária (Lavagem + Fervura)
- 4,0 kg malte pilsner
- 1,0 kg malte Munich 
- 16g lúpulo Magnum 
- 10g lúpulo Amarillo
- 7g lúpulo Hallertau Saphir
- 1 pastilha whirlfloc (melhora decantação)
- 11g fermento em pó US-05


Preparo 

Como já explicado das outras vezes, fiz a bressagem com o nosso grain bag, durante 10 minutos a 50°C e por 60 minutos a 65°C. Lavamos o malte a 78°C e depois foi para a fervura.
Fervemos por 70 minutos, sendo que faltando 60 do final adicionamos o lupulo de amargor (Magnum) e a 10 minutos os lupulos de aroma (Amarillo e Hallertau Saphir). Como coloquei cerca de 50% a mais de lúpulo, a quantidade de "trub" formado foi maior, e deste modo aproveitamos menos a produção, sendo que consegui sifonar somente 18 litros do precioso líquido.
Em compensação, o sabor e o aroma desta cerveja estão excepcionais, nunca antes conseguido. Gostei muito desta leva e vou continuar adicionando mais lupulo!!! Abaixo fotos desta produção!!!

Moagem do Malte
Grain Bag.
Fervura intensa.
lúpulo prestes a entrar em ação!
Lúpulo em fervura! observe a espuma esverdeada!
Nesta fase da produção o aroma é extremamente agradavel!
Resfriamento do mosto com chiller de cobre.
Perceba a grande quantidade de trub formado, devido as impurezas
do proprio malte e lúpulo. Deve ser separado por decantação.

Em breve mais informações sobre a Charles Brenson Bier!!! Ultimamente a faculdade está tomando muito do meu tempo, mas as postagens continuarão. Incentivo a todos experimentar este incrivel hobbie, pois tomar a sua própria cerveja, de qualidade superior as industriais, é algo que garante muita satisfação!

Um brinde e grande abraco a todos,

Bruno!






Um comentário:

  1. Dai Hóóóóme!
    Parabéns pela retomada na cervejaria, não pode parar! guarda umas garrafas que sexta dia 28 estou em curitiba para degustar kkkk. Ja deixa 1 na geladeira da minha mana. 1 não, umas 3 né kkkkk.

    Quanto a fazer 40 litros, vamos combinar, te dou umas dicas. Ta na hora de abandonar o voal e fazermos um sistema de filtragem melhor.

    abraço

    ResponderExcluir

Comente!!! Sua opinião é muito importante!!