segunda-feira, 28 de junho de 2010

Charles Brenson´s Ale - 9a Leva





Olá! Mais uma leva de Charles Brenson foi produzida, uma tradicional Ale, e mais uma leva que logo se acabará. Chegamos a óbvia conclusão que 20 litros por produção não são mais suficientes, pois quando a leva está ficando boa, já foi praticamente completamente consumida! Por este motivo, estou investindo em mais umas panelas cervejeiras, e melhorando a minha técnica de produção para passar a produzir o dobro da capacidade de hoje, ou seja 40 litros por vez!!!

Neste post falarei um pouco sobre os equipamentos que estou adquirindo e o modo que produzirei minhas cervejas a partir daqui. O grain bag, que muito me auxiliou ficará para o passado. É uma ótima e simples técnica que deu certo muitas vezes, mas como o conhecimento vai aumentando e as técnicas vão começando a aparecer, resolvi sofisticar meu equipamento para aumentar a produção com maior controle da qualidade.

Para os que estão começando, recomendo muito a técnica do grain bag com voal, se tiver interesse é só ler os meus posts mais antigos que foram levas feitas desta maneira. É para mim o método mais simples e barato de se produzir cerveja, onde com apenas uma panela cervejeira e um voal costurado em forma de sacola pode-se fazer a brassagem e a fervura na mesma panela sem necessidade de filtragem e recirculação.

Sobre esta nona leva, a última em equipamento de 20 litros, fiz a brassagem exatamente do mesmo modo da ultima leva. Os ingredientes foram:

- 4kg de malte pilsner
- 1kg de malte munich, 
-  lúpulos magnum (15g) e amarillo (15g)
- fermento Nottingham 

Esta receita foi para mim a base para aprender o processo cervejeiro, e por isso a repeti por várias vezes, para aprender e aprimorar minhas produções, tentando obter uma cerveja pale ale semelhante todas as vezes. Resolvi utilizar o fermento Nottingham mais uma vez, por insistência pois a melhor leva até hoje foi feita com ele. O problema porém é que quase perdi uma leva com este mesmo fermento e esta vez a fermentação demorou pra iniciar, mas ocorreu tudo bem (até agora).  

Brassagem.

Fiz a brassagem da seguinte maneira: 15 minutos a 50°C para proteínas (espuma), depois resolvi brassar direto por 60 minutos a 65°C, com "mash out" a 76°C por 10 minutos. Só lembrando, as enzimas presentes no malte possuem diferentes temperaturas para sua ação, ou seja a 50°C a protease atua sobre as proteínas e a temperaturas mais altas entre 63 e 67°C as amilases (alfa e beta) entram em ação fazendo a sacarificação dos acúcares, que ficam prontos para serem fermentados. A 76°C estas enzimas são inativadas, o que chamamos de "mash out". 

Após a brassagem, fiz a filtragem do mosto e a recirculação com meu cooler "igloo" novamente, sei que não é o processo ideal pois o plástico libera substâncias "do mal", porém esta foi a segunda e última vez que realizei desta maneira. Abaixo fotos do improviso que realizamos aqui em casa, para fazer a filtragem e recirculação do mosto. 

Escada improvisada: agua aquecida para sparge / cooler filtro.

Detalhe do fundo falso improvisado + grain bag.

Filtragem pós recirculação do mosto, que ficou mais límpido.


Sparge ou lavagem do malte com agua aquecida
para se aproveitar ao máximo os açúcares obtidos.  

Após feita a filtragem toda, o mosto foi para a fervura, já no caldeirão novo de 65 litros!!!

Fervuris!

Fogo intenso!

Foram 70 minutos de fervura, onde adicionamos lúpulos de amargor, aroma e o whirfloc, uma pastilha que auxilia na decantação das impurezas para formar o TRUB. Sifonamos para o fermentador, aeramos medievalmente agitando o mosto e inoculamos o fermento seco diretamente ao mosto. 

Nos primeiros dias após a produção, situação tensa! O fermento demorou para iniciar a atividade, e o airlock só comecou a borbulhar dois dias depois, com um krausen (fermento em cima do mosto) meio tímido, mas lá pelo quarto dia de fermentação estava a mil por hora. 


Formação do krausen e fermentação ativa!!

Deixamos a fermentação primária por 6 dias e resolvemos passar todo este mosto para um galão para fermentação secundária, para separar todas as impurezas já decantadas e deixar o processo de fermentação agir por mais alguns dias. A cerveja tornou-se muito mais límpida e aproveitamos para medir a densidade da amostra que estava em 1.014, um poco acima do esperado. A nossa densidade inicial (OG)  foi de 1.046. Após a fermentação secundária, a FG foi de 1.009, o que eu realmente esperava. 

Transferencia para fermentador secundário.
No final a leva ficará com 18 a 19 litros. 

Estamos agora no aguardo para embarrilar esta cerveja e carbonatar em nosso cornelius keg, uma das melhores aquisições feitas para a cerveja Charles Brenson. O sistema post mix deixa tudo mais fácil, não precisa lavar milhares de garrafas, somente uma vez o barril e está tudo ok! A última leva, uma Irish Red Ale, que por sinal ficou extremamente boa, foi embarrilada e todos gostaram de tomar uma Charles Brenson direto do barril!

Charles Brenson´s Irish Red - Direto do Cornelius Keg!

Para quem leu o último post, da Irish Red, diria que foi uma das melhores levas até hoje produzidas, com uma cerveja que ficou excelente. A coloração ficou perfeita, fizemos uma degustação da Murphy´s Irish Red e elas estavam idênticas! Porém a Charles Brenson ganhou no quesito corpo e amargor, e de preferencia dos meus amigos o placar ficou 6 a 1 para a Charles Brenson!!!

Provando que 20 minutos de "protein stop" 
realmente realça a qualidade da espuma!!
Charles Brenson Irish Red 
Coloração avermelhada! 

Bom, por enquanto é só! Em breve mais levas serão postadas neste blog!
Para quem tem interesse em aprender o homebrewing, é só conversar comigo! Envie uma mensagem aqui no blog, que eu ensino com a maior vontade quem tiver interesse!!

Um grande abraço a todos

Bruno


ATUALIZAÇÃO 11/07/2010


Espanha campeã!!!

Após um churrasquito aqui em casa para ver o final da copa do mundo com meus amigos, esta leva de Charles Brenson Bier foi embora! O barril roncou, 20 litrinhos consumidos! Precisamos de um backup de heineken hoje! hehehehe

Achei que esta leva tinha ficado com problemas, pois quando resolvi experimentar a mesma, tirei um copo de chopp e estava extremamente amargo, adstringente, e pensei que fosse devido a off flavors, taninos por culpa da fermentação. Não realizei que o lúpulo tinha decantado e aquele copo que experimentamos estava com toda a "sujeira" decantada no fundo do keg..

Felizmente os resto da leva estava em perfeita qualidade, e caiu muito bem com a final da copa do mundo!

Agora precisamos produzir mais uma leva, pois estamos sem Charles Brenson no estoque. A próxima leva será de 40 litros! Aí sim vai dar pra fazer um belo churrasquinho!

Um abraco a todos

Bruno

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Está sendo de grande ajuda para mim que estou iniciando nas produção de cerveja caseira. Estou adicionando seu blog lá na minha lista de blogs favoritos. Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. To tomando uma, pra esquecer da laranja, podia ser das tuas, que devem ser muy buenas. abracos
    Fernando

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amor,
    estou aqui matando tempo enquanto espero o voo e resolvi te fazer uma visitinha! Parabéns pela producao, a red ficou muito boa! Ve se guarda uma dessa nova leva para eu experimentar qdo voltar!
    Beijos =)
    Gabi.

    ps: que triste que o brasil perdeu... =/

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernando e Gabi! Saudade de vocês! Obrigado pelos comentários, quando vcs voltarem vai ter uma charles brenson prontinha esperando pra vcs tomarem uma geladinha aqui comigo!
    Boa viagem, aproveitem bastante!
    (ps: amor, te amo!) =D

    Claudio, olá e obrigado! Fico feliz por estar ajudando novos cervejeiros!
    Vou adicionar o seu blog no meu aqui também, um abraço!!

    ResponderExcluir

Comente!!! Sua opinião é muito importante!!