domingo, 29 de agosto de 2010

Aniversário Charles Brenson Bier - 11a Leva: Hefe Weiss !

Prévia da cor da Charles Brenson Hefe-Weiss
Olá caros leitores, amigos e amigas Charles Brenson! 

Hoje, 29/08/2010, estamos fazendo aniversário! Faz um ano que produzimos a nossa Ersten Ale. Desde então foram 11 levas de cerveja artesanal de ótima qualidade, cerveja tal que serviu nossa família e amigos em nossas reuniões, festas e churrascos! Obrigado a todos que tem nos acompanhado e apoiado, pois este hobbie é incrivel!

Fizemos para esta 11a leva uma cerveja de trigo, em especial uma Hefe-Weiss, que significa uma cerveja de trigo com fermento vivo não filtrado. A palavra Hefe na realidade significa "fermento branco", característico das cervejas de trigo alemãs como a Erdinger e a Paulaner. 

Gostaria de agradecer esta leva a três nobres cidadãos. Ao Sidnei, pai do meu amigo Lucas por ter financiado esta produção; Ao Waldir Sorriso, que me ajudou durante a produção inteira da leva, desde carregar galões de água até lavar panelas; Ao Samuel Bodebrown por ter nos disponibilizado água filtrada e o fermento de sua Bodebrown Heffe-Weiss, uma cerveja de altíssima qualidade!

Desta vez comprei o malte já moído, o que facilitou um bocado o trabalho! Está certo que perde um pouco a graça, pois moer o malte e sentir o seu aroma é algo maravilhoso! Mas foi uma mão na roda não precisar rodar milhares de vezes o moedor para triturar 12,5kg de malte!

Bom, vamos então a receita!!

Receita

Maltes:

- 7,5 kg de malte de Trigo
- 5 kg de malte Pilsner da Agromalte

Lúpulo:

- Hallertauer Mittelfruh - 100g (50g por 90´, 25g por 60´, 25g por 0´).

Fermento:

- Wyeast Propagator 3068 - Weihenstephan Weizen Wyeast (Direto do fermentador do Bodebrown!)

Weihenstephan Weizen Wyeast - 3068


Brassagem

Foi realizada uma escala de brassagem especial, para garantir uma boa espuma e extração de açúcares, pois utilizamos somente 40% de malte de cevada e 60% de malte de trigo. O malte de trigo por sua vez, ao ser cozido libera poucos acúcares fermentáveis, ou seja, precisamos de uma longa brassagem para extrair ao máximo os açucares do malte de cevada. 

Fizemos 40 minutos de parada de proteína, sendo 10´ a 37°C, 10´ a 42°C, 10´ a 50°C e 10´ a 53°C. Teoricamente... No final acabaram sendo cerca de 40 minutos em temperatura média de 50°! Isso pois tivemos alguns probleminhas com o fogareiro, como a quase explosão do mesmo. Hehe. 

Depois disso foram 90´ direto a 65°C para sacarificação e depois o mash out a 78°C. Segue algumas images da brassagem!

Adicionando os maltes, já moídos.
Realizando reparos de emergência no fogareiro!
Sorriso, mostrou-se um fiel escudeiro!


Recirculação e Sparge

Após terminada a brassagem, fizemos a recirculação do mosto e o sparge, e transferímos o conteúdo para a panela de fervura. Infelizmente desta vez o bazooka screen entupiu MUITO, demorou cerca de uma hora para fazermos a recirculação e o sparge. Não sei se foi o fato de ter sido malte de trigo, que possa ter entupido tanto, ou talvez o bazooka tenha uma área muito pequena para o volume que estou produzindo. Talvez eu adquira um fundo falso para auxiliar o bazooka no processo de filtragem da cerveja!

Mas no final das contas conseguimos uma boa clarificação e um ótimo aproveitamento da leva com este equipamento, creio que 75 a 80% de aproveitamento! 

Recirculação do mosto.
Retornando o mosto a panela com auxilio
 da escumadeira para não agitar o "grain bed".
Drenagem do mosto para a panela de fervura!
A panela com agua secundária estava prontinha ao lado.
Fervura

Fervemos o mosto durante 90 minutos. Foi realizada então a lupulagem conforme dito nos ingredientes, ou seja 50g de Hallertauer Mittelfruh durante 90´, 25g durante 60´ e 25´a 0´. Como este lúpulo é aromático e possui somente 4,5% de alfa ácidos, o IBU final será em torno de 11,4. Está dentro do estilo desta cerveja, que aceita IBU´s entre 8,0 e 15,0 segundo o Beersmith. 

Início da Fervura
Adição do lúpulo pelletizado
Uhhh! Quase um Boil Over! Veja que espuma de lúpulo!!!


Resfriamento, Aeração e Fermentação

Terminada a fervura, adicionamos o Chiller (5 minutos antes) e iniciamos o resfriamento com duas serpentinas novamente, uma em agua gelada e outro de cobre na panela de fervura. Como estamos usando o mesmo chiller que usávamos nas levas de 20 litros, o resfriamento está demorando um pouco, creio que precisaremos de um novo chiller, com mais área de troca de calor. 

Serpentina no gelo. 
Chiller de cobre. 
Transferindo o mosto para o galão fermentador!
Utilizamos o grain bag como filtro. 
O fermento foi adicionado em seguida ao galão, e em uma hora já demonstrava sinais de atividade. A fermentação inicial foi tão violenta que se eu não tivesse colocado um tubo "blow off", a sujeira teria sido muito maior, pois saiu fermento (krausen) pelo airlock! 

Veja abaixo o vídeo que fiz desta fermentação. Estou tímido com vídeos, mas logo logo farei um video de uma de nossas levas! 


A gravidade original (OG) desta leva foi de 1.060. A estimativa era de 1.050, acho que pelo fato de não ter completado com mais água durante a fervura. Não vejo pontos negativos nisto, a ABV ficará mais alta, e acho que isto é um ponto positivo =)

Gravidade Original: 1.060 no densímetro de massa. 
Bom, basicamente era isto que tinha para falar hoje, agora é só aguardar o fim da fermentação, engarrafar e embarrilar e prosit! Mais uma leva produzida!

Não poderia me esquecer de dizer uma coisa, enquanto a leva era produzída, a Charles Brenson Red Ale, agora com um mês de maturação foi degustada por nós! Hehe, essa cerveja ficou especial, ainda bem que tenho uns 15 litros no post mix! O problema é que sem a geladeira (está sendo usada para fermentar), tenho que guardar o post mix a temperatura ambiente. Creio que isto não estragará a cerveja, mas não temos ela geladinha pronta para tomar! Vou ter que investir de uma vez por todas em uma chopeira!

Red Ale! Eita trem bão sô!
Ah, em breve ocorrerá a 1a Curitiba Homebrewers Fest, caso sobre cerveja até lá creio que participarei deste evento vendendo um pouco da Charles Brenson Bier!

Um abraço a todos, ficarei devendo um post teórico para a outra semana! 

=)

Bruno

7 comentários:

  1. Parabéns pelo aniversário da Charles Brenson Beer!! E parabéns pelas cervejas. Olhando essa Red Ale me deu até água na boca. hahah Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Claudio!

    Temos que um dia fazer um intercambio de cervejas, entre paranaenses e paulistas! Fiquei com vontade de experimentar aquela sua robust porter também velho!

    Obrigado por seus comentários, sempre incentivando aqui o blog!

    Um grande abraco!

    ResponderExcluir
  3. Aê Bruno!! Olha, se quiser me mandar uma dessa sua Red Ale, fique à vontade hehehe. Me passe por email seu endereço para eu enviar por Sedex umas garrafas da Porter. claudio.castello@hotmail.com
    Até mais! Abraço.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS PELO 1 ANO DE CERVA!!!!
    Cara, o entupimento da filtragem é classico em cervejas de trigo.
    Primeira coisa a se fazer é somente quebrar o trigo, e nao moe-lo.
    Segunda, uma parada de proteina tao longa, gelatiniza demais, o que entope também.

    BEM VINDO AO CLUBE!

    A Proxima, moe direitnho que a bazooca vai que é uma beleza. Vi ela em funcionamento para 50 litros esse fim de semana na casa do Fredy, abre a torneira e nem parece que tem malte na panela. Jorra a 1 metro de distancia quando abre a torneira.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Hmmm, eu suspeitava desde o princípio!
    Hehe! Esse entupimento tava na cara que era por causa do trigo mesmo. Mas pelo menos deu certo, demorou mais só que funcionou!

    Eu peguei desta ultima vez o trigo já moído lá no bodebrown, ele tem moínho de rolos, acho que a moagem foi ideal!

    O que aconteceu é que usei 60% de trigo, e isso deve ter contribuído para o entupimento.

    A proxima será so com grãos, acho que vai funfar melhor! Eu tava pensando se seria necessário um fundo falso, mas vou manter na bazooka mesmo!

    Estou pensando em fazer uma tripel, uma cerveja de monjes para a próxima! Vc ja fez este estilo Guto?

    um abraço!



    Ah, Claudio! Logo te mando meu endereço e façamos então um intercâmbio de cervejas! Será que não tem problema transporta-las por sedex?

    Quantas garrafas vc quer? Eu tenho a Red Ale no keg, ou seja, vou precisar engarrafar daí!

    Um abraco!

    ResponderExcluir
  6. Chegou a encomenda! Sexta-feira vou provar sua Red Ale e a de trigo. Até mais!! Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Tá de parabéns meu caro! As cervejas que você me mandou estavam deliciosas!! Fiz até uma postagem sobre isso hahahaiahi. Até mais! Abraço.

    ResponderExcluir

Comente!!! Sua opinião é muito importante!!