quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Charles Brenson - 13a Leva - Tactical Nuke IPA -

BrewSheet... Homebrew Yeaah!!!
Seguindo as ondas de cervejas especiais, resolvi fazer de uma vez um estilo que muito aprecio. Afinal, sou lupulomaníaco! Surgiu então a Charles Brenson Tactical Nuke, uma India Pale Ale (IPA) com Dry Hopping que se tudo der certo será uma explosão de aromas e lúpulo, ao abrir a tampa de cada garrafa! 

Para aqueles que não estão muito familiarizados com uma IPA, um pouquinho de história e características deste estilo de cerveja. Quando os ingleses, lá por 1700 e bolinhas, resolveram enviar expedições mercantis a Índia, a fim de buscar especiarias raras na Europa na época, surgiu um grande dilema. Como transportar a tão essencial cerveja pale ale dos ingleses até lá, durante meses de navegação e muito balanço do navio, sem que a cerveja estragasse? Ainda não existia um belo freezer, muito menos eletricidade!

Embarcações inglesas em expedição à Índia
Os cervejeiros da época perceberam um fato. Com o advento do lúpulo na fabricação da cerveja, ocorreu uma boa melhora na sua durabilidade. E se eles aumentassem ainda mais essa quantidade, associada com um teor alcoólico ainda maior? Não entrarei aqui no mérito de qual tatatatataravo de algum inglês aí teve essa brilhante idéia, o que realmente importa é que deu certo. A bera chegou lá em condições de consumo, e o estilo logo se espalhou pela Inglaterra.

Hoje em dia, com a globalização e constante troca de informações, além da tradicional English IPA, existem também variáveis dos EUA, a American IPA, e um estilo mais forte, chamado Imperial IPA. Escolhemos fazer uma American IPA, uma Pale Ale com lúpulos e ingredientes americanos, decididamente amarga e lupulada, moderadamente forte. Como esta cerveja levou a maior quantidade de lúpulos que já fiz em uma cerveja, ela recebeu carinhosamente o apelido de Tactical Nuke (Bomba Atômica), pela explosão de aromas que esta cerveja irá ter. 

Bom, vamos então voltar a cervejaria, e a nossa receita e característica da cerveja!

Receita 

Abaixo as características "vitais" deste estilo de cerveja e o que conseguimos até agora (em parenteses)

OG > 1,056 - 1,075    (Medido 1,060)
FG > 1,010 - 1,018     (Ainda não mensurado)
SRM (cor) > 6,0 - 15,0   (Aproximadamente 6,8)
Amargor IBU > 40,0 - 70,0  (54 IBU)

Mas 54 de IBU? Para alguns cervejeiros maníacos aí de plantão, que gostam de IPAs com 100 IBU, escolhemos fazer com esta quantidade para dar uma maior drinkability para a cerveja, não queria algo extremamente amaaaargo, mas sim com aromas de lúpulo e IBU dentro do padrão do estilo, o que neste caso se enquadra perfeitamente!

Para esta leva (50 litros), usamos:

11kg Malte Pilsner
3kg Malte Munich II
0,20 kg Malte de Trigo (tinha sobrado, resolvi jogar nesta bera)
2 pastilhas de Urânio Enriquecido. 

70g de Lúpulo Warrior (15% AA) - 70 minutos
50g de Lúpulo Cascade (5,5% AA) - 10 minutos
20g de Lúpulo Amarilo Gold (8,5% AA) - 5 minutos
50g de Lúpulo Cascade (5,5% AA) - Dry Hop por 7 dias. 

Fermento - Fermentis: SafAle US-05

Malte Moído
Moemos todo o malte em casa mesmo, com o moinho de cereais acoplado a uma furadeira. Adaptei o moinho para uma moagem bem grossa, e isto possibilitou que minha bazooka funcionasse direitinho, desta vez não tivemos problema com entupimento. 

A brassagem foi simples, fiz direto a 64°C para sacarificação a 60 minutos e mash out a 76 durante 10 minutos seguido de drenagem do mosto e sparge. 

Equipamento pronto para a guerra =)

Drenagem do mosto, desta vez a bazooka não entupiu!
Aproveitando até o último choro de mosto...

Prévia da coloração, ficou um cobre meio avermelhado, show de bola!
Fervura e Lupulaaaaagem

Após feito o sparge, colocamos lenha na fogueira e iniciamos a fervura, que se prolongou por 70 minutos. Neste tempo, adicionamos os lúpulos conforme os tempos acima (veja receita). O aroma nesta etapa foi espetacular, muito lúpulo fazendo bem para nossas fossas nasais!

Lúpulo...

...Lúpulo...

...e mais Lúpulo!!!
Terminada a fervura, procedemos com o resfriamento do mosto, aeração e inoculamos o fermento, que esteve em atividade desde então, durante cerca de 5 dias. Hoje já cessaram as bolhas no airlock, e resolvi fazer um Dry Hop com 50g de lúpulo aromático Cascade para contribuir ainda mais com o aroma desta cerveja. Daqui a 7 dias engarrafarei e deixarei maturando por cerca de 3 semanas para depois consumir. Como eu bem me conheço, até lá cerca de 10 litros já terão sido bebidos, cortando por baixo! hehe

Ah, não poderia de esquecer dos meus amigos Waldir (Sorriso) e Gava que estiveram aqui no sábado ajudando durante a produção! Além da companhia, me deram uma baita força para erguer caldeirões cheios de mosto quente, lavar panelas e descartar bagaço de malte!!! Valeu rapaziada

Sorriso, Gava e Moah (crazy dog!)
Para finalizar, só uma imagem do fermento do tipo ale, que fica por cima do mosto durante a fermentação. Esta espuma aí que não parece muito agradável, nada mais é que o fermento vivo que ainda não floculou (decantou), daqui a alguns dias e com o resfriamento da cerveja ele irá para o fundo do fermentador. O que você vê em verde é o lúpulo que adicionei extra para o dry hopping!

Krausen + lúpulo (dry hop)
Só uma espiadinha depois que o airlock parou de borbulhar! Não resisti a tentação.
Ah, a Charles Brenson Tripel foi um sucesso total, dos 50 litros produzidos tenho apenas 3 ainda, o resto foi tudo já! Minha linda namorada disse essa ter sido a melhor cerveja que eu já fiz, o que me impressionou muito! Futuramente vou repetir uma leva de cerveja belga, talvez uma dubbel! 

É isso aí, quando esta bera estiver pronta eu atualizo por aqui com uma foto do resultado final! Por enquanto só o rótulo mesmo!

É, o photoshop é legal.
Abraços a todos, comentários são muito bem vindos e motivam a postar mais e mais!!!!

Brenson!!

6 comentários:

  1. Cara, meu parabéns!! Ótima postagem, ótimo brew day! Gosto muito da história que você conta sobre o estilo da cerveja. Muito informativo!! Parabéns! Estou escrevendo seu email agora. Abraço, até mais.

    ResponderExcluir
  2. Po véi invejo vcs fazendo batelada de 50 litros, hehehehe eu to fazendo ainda de 20 litros, mas isso vai mudar, ja comprei 2 post mixes e tenho garrafas o que totaliza 60 litros... so falta concluir o esquema dos post mixes (comprar o cilindro e a torneira) e comprar o panelão para fazer a birra!
    Parabens pela IPA, fiquei com agua na boca e até senti o cheirinho de lupulo pelo computador!
    Um abraço e boas levas

    ResponderExcluir
  3. Dae Cláudio! Valeu pelo email cara, vou ver se compro o refratometro!

    Felipe.. Cara, eu fazia 20 litros e não dava nem pro cheiro! Passei pra 50, e já to achando pouco haha! O negócio é que quanto mais cerveja vc fizer, mais rápido ela vai sumir pois muito mais gente vai beber!! O que por um lado é muito bom.
    Mas levas de 50 litros são para o meu ver, o melhor custo benefício. A partir disso o investimento passa a ser muito grande, e para mim 50 já está otimo!

    Um abraco a vcs, valeu pelos comentarios

    ResponderExcluir
  4. Fala Brenson! Me envie sua IPA que eu envio a minha Weiss assim que ela estiver carbonatada! Até mais, grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns,visitem meu blog....ja sou seguidor do seu...

    Ein Prosit !!!!

    http://grandecervejeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Já envasei a Weizenbier... vou enviar para você na sexta-feira. Abraço.

    ResponderExcluir

Comente!!! Sua opinião é muito importante!!