terça-feira, 26 de abril de 2011

Charles Brenson Steinporter!!! 17 leva - Steinbier On the Rocks!


Finalmente coloquei no fogo o projeto que há muito queria fazer! Sim. No fogo!!! Pedras... no fogo... Leia este post caro leitor, e verá o que aprontamos nesta leva, uma Steinbier, uma Porter, uma Steinporter!

No último post realizei uma enquete sobre qual tipo de cerveja deveria fazer para minha próxima leva. Propositalmente coloquei entre as opções a steinbier. Como steinbier não é um "estilo" de cerveja em si, mas sim uma técnica de produção, o tipo da cerveja foi o segundo mais votado, uma porter. Bom, mas antes de tudo irei explicar um pouco o que é essa cerveja e por que resolvi faze-la! 

Cervejaria do século XVI
Veja a imagem acima. Apenas barris e tonéis de madeira. Antigamente a cerveja não era produzida como hoje em dia, em modernos tanques de aço inox ou no caso de nós, cervejeiros artesanais (a maioria) em panelões de alumínio. Não era viável prover calor com fogo diretamente nestes recipientes. Como então aquecer grandes quantidades de mosto para que fosse permitida a produção do líquido precioso? Simples. Jogar pedras super aquecidas lá dentro! Elas não queimavam a madeira e permitiam o aquecimento do mosto!

Então para a produção de uma steinbier, a temperatura do mosto é elevada por intermédio de pedras previamente aquecidas e mergulhadas no mesmo. Como a sua temperatura é superior a da fervura, os açúcares extraídos cristalizam nesta pedra, em um processo de caramelização. Esta é a característica desta cerveja, um sabor caramelizado. Durante muitos e muitos anos a cerveja era assim produzida e com a revolução industrial e surgimento de fontes alternativas de calor, esta técnica quase se extinguiu. Apenas algumas cervejarias no mundo mantém as suas steinbiers, principalmente na região sul da alemanha. Desde 2007 a cervejaria Leikeim de Altenkunstadt é uma das poucas cervejarias européias a produzi-la atualmente

Em um documentário feito por Michael Jackson (Beer Hunter), podemos ver uma cervejaria produzindo a steinbier. Este documentário fala sobre lagers, rauchbier e steinbier! Confira abaixo! Se quiser apenas a parte da steinbier, pule para o 6° minuto (6´33´´). 


As pedras então caramelizadas devem ir para junto da fermentação/maturação. Acabei não adicionando estas pedras no meu fermentador, por medo de contaminação! Mas com certeza a cerveja já ficará diferente, somente pelo processo de retirada, aquecimento e reintrodução das pedras no mosto. 

O importante é lembrar sempre da segurança ao fazer esta cerveja. As pedras devem ser sólidas, de quartzo ou granito, evitar pedras de rio pois elas contém água em seu interior e o superaquecimento leva a um aumento extremo da pressão e explosão deste tipo de pedra! Se for tentar fazer isto em casa, use pedras de granito, dessas de paralelepípedo mesmo. São fáceis de encontrar e seguras. Outro assunto importante é de como transferir as pedras com segurança da fogueira para o local de brassagem. Nós envolvemos as pedras com um fio de aço (cerca de fazenda) bem reforçado, e com uma alça fazíamos a transferência. Postarei alguns vídeos de como isso foi feito!

Vamos então a receita desta cerveja!!

Receita

Para uma produção de 56 litros: 

Blend de Maltes:  

9kg - Pilsner agromalte
2kg - Malte Munique II
1kg - Malte Melaniodina
500g - Malte Caramunich II
500g - Malte Chocolate Belga

Lúpulos: 

Warrior (15,8% A.A) - 30g e 60´
Fuggles (4,3% A.A) - 50g e 15´

Fermento:  Fermentis S-04



Características esperadas da cerveja:
OG: 1,050   FG: 1,013
IBU (amargor): 21,2    SRM (cor): 20,4

Blend de maltes.
Moagem extremamente rápida com furadeira e moinho de cereais!


Brassagem

A brassagem foi extremamente simples, temperatura unica a 65°C por 60-70 minutos, mash out a 76°C por 10´ . Drenagem e sparge com água a 76°C. Logo após iniciamos o aquecimento com as pedras de granito! 

Brassagem! Fogueira ao fundo! 
Veja que espuma!
Sparge


Fervura: On The Rock´s!! 
            
Logo que iniciei a drenagem do caldeirão de brassagem para o de fervura, ao atingir um nível mínimo já coloquei a primeira pedra superaquecida. O resultado foi impressionante. A fervura foi quase instantânea, demorou alguns segundos e logo o mosto entrou em ebulição! O cheiro de maltose torrando é incrível, caramelo mesmo! Uma nuvem levanta a cada pedra adicionada. Sensacional! 


Foram usadas 6 pedras de granito durante o processo. Enquanto 3 ficavam aquecendo no fogo, outras 3 estavam em contato com o mosto. Foram sendo constantemente trocadas durante 70 minutos, o tempo total de fervura. Durante este tempo fizemos a adição dos lúpulos de amargor e aroma acima citados. 


Devo dizer que este é um método muito divertido de se produzir cerveja! Reforço novamente também a importância com a segurança. Se não tiver meios adequados de se fazer isto, NÃO o faça!!!


Confira as fotos!!!

Retirando a pedra do fogo.
Quando super-aquecida (450°C) ela fica esbranquiçada! 
Lavando com mangueira para evitar cinzas
Adicionando pedra ao mosto!
Veja o vapor!!!
Tem que tomar cuidado com o overboil!
A pedra começa a caramelizar e fica preta!
=]
Fervura intensa. Era disso que eu estava falando!
Steinbier!!!
Pedras caramelizadas
Deveria ter as colocado na fermentação...
...mas fiquei com receio de contaminação 
Bom, agora a minha steinporter esta em processo de fermentação! Deixei ela a temperatura ambiente mesmo, pois como fiz esta brassagem em meu Sítio em Campo Largo não quis trazer até aqui para a fermentação. Semana que vem volto lá para verificar como está a danada, e se estiver com uma FG adequada já vou envasar. 


No final conseguimos uma OG de 1,049 (esperado 1,050) sendo um aproveitamento de aproximadamente 70%. A gravidade final esperada é de 1,013 e se tudo der certo a cerveja ficará com teor alcoolico de 4,7%.
Gostaria de agradecer a participação especial nesta produção da minha família, que ajudou durante todo o processo! Obrigado Pai, Mae, Tio Jorge, Tia Ieda, Samuca e Góga! 


Fiz uns vídeos também, vou editar e postar em breve! 


Um grande abraço a todos!


Brenson!!





7 comentários:

  1. Sem comentários!
    Esta quero 1 exemplar, com cerveja absoluta.
    MEUS PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional!! Infelizmente não posso fazer essa cerveja devido à restrições de quem mora na cidade... mas realmente deve ser bem divertido!!

    Olha, vou querer um exemplar hahah

    Abraço!!

    http://cervejacastrum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Dae Guto!!!!

    To ansioso com essa cerveja cara! Vamos ver no que vai dar. Acho que vai dar bão... Esse fds vou lá pro sitio de volta pra ver como está a bera. Eu deixei ela fermentando lá, mas axo q vou colocar no post mix e galão de agua e trazer pra cá pra fermentar secundário um tempo, resfriar e clarificar um pouco! Meu único medo é oxigenar ela.. Mas vou levar o CO2 e tentar tirar o máximo de oxigenio do galão depois da transferência! pode deixar que a sua garrafa está reservada. Ah, e por sinal a tripel q eu fiz está um TEZAO. sei que vc não gosta desse estilo, mas vale a pena experimentar! Um abraço!


    Claudio!!!! Valeu cara pelo comentário! Se um dia quiser fazer esta bera, arranja algum amigo aí com chacara, ou casa mesmo, só fazer uma fogueirinha ou na churrasqueira.. Dá trabalho, mas é divertido a beça!!!! Vi la teu post da bohemian pilsner, que droga esse negocio da clarificação né? Eu acho que tem a ver com a floculação do fermento... Eu nem ligo pra whirpool, usar clarificante e etc.. Na mairia das vezes eu sifono um trubzão junto, e ele decanta no fermentador mesmo! Mas sei la.. surpresas acontecem!
    Um grande abraço!!!


    Bruno

    ResponderExcluir
  4. E ai Charles vi seu material no blog,muito legal..
    Estou iniciando com produção de cerveja artesanal queria algumas dicas de receitas e a maior das dificuldades onde posso encontrar os grãos de malte para comprar em Santa Catarina? Tens algum contato?

    abraços.

    decoraitz@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Dae André! Tenho contatos sim!
    Onde você mora? Normalmente os cervejeiros artesanais compram os maltes da we consultoria, uma empresa de porto alegre! Segue o site:http://www.weconsultoria.com.br/

    Não sei se o vendedor aqui de curitiba, o bodebrown fornece maltes pra outros estados, acho que por enquanto só na loja dele mesmo! Site: http://bodebrown.com.br/cervejaria/#/homepage/

    Aprendi fazer cerva aí em Santa Catarina. Com meu cunhado. Ele é de Caçador. Que eu saiba ele compra tudo, maltes, lupulo, fermentos, todos os insumos pela WE. Vou perguntar pra ele e te aviso. Quanto a receitas, pergunte no meu email!

    brunoriccia@gmail.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Beleza ?
    Peleia forte essa cerveja.
    Pelo trabalho e as inovações na metodologia deve ficar 100% de boa.
    Como é que ela está agora ? Fermentando bem ?
    Até mais.

    ResponderExcluir
  7. Dae PXTO!!!!
    Cara, a bera ta massa, por enquanto tá verde ainda, maturando. 19 litros no post mix, resto da leva engarrafado quinta passada. Não abri ainda pra ver se carbonatou, vou dar umas semanas pra ela descansar!
    Mas uma coisa eu tenho certeza. Essa béra é ROCK´N ROLL!!! uiaehiaeuh

    abraco!!

    ResponderExcluir

Comente!!! Sua opinião é muito importante!!