quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Terceira Leva - Ale

Participação especial de Mathias

Como a última leva foi muito boa, resolvemos reproduzi-la para testar se a técnica que estamos usando está ok, para tentar repetir a cerveja igualzinha. Ganhei de aniversário uma leva de ale
preta, e logo logo esta também estará com um airlock borbulhando
intensamente! A proxima leva será uma preta, para comecar a experimentar outros tipos de cerveja.

Para esta terceira leva, meu primo Gustavo e meu amigo Mathias vieram acompanhar o processo, e aprender um pouco como é o homebrew. O Mathiuzzi está disposto a produzir sua primeira leva logo logo, mais um adepto a este hobbie!

Bressagem

Como usual, moemos o malte em nosso moedor de cereais (4kg pilsner e 1kg munich), e iniciamos a bressagem com 15L de água a 55°C com parada de 10´ e depois a 65° por mais uma hora. Depois disso, elevamos o saco com o malte, extraimos o máximo de mosto possível e lavamos com água a 78°C até completar 22L no caldeirão. Aumentamos o fogareiro ao máximo e iniciamos a fervura.

Fervura













Depois do início da fervura, retirei as proteínas coaguladas (espuma branca em cima do mosto) com um coador e deixamos ferver por 70 minutos. A 60´do final adicionamos 10 gramas de lúpulo Hallertau Magnum (amargor). A 10 minutos do final adicionamos o chiller para esterelização e 10 gramas de lúpulo Amarillo (imagem a direita). Abaixo, a esquerda fervura intensa do mosto (a espuma verde é o lúpulo). A direita o chiller adicionado ao mosto fervente para "esterelização".













Fermento

Utilizamos o fermento US-05 em vez do nottingham desta vez, mas creio que os resultado será semelhante.

Fermentação

Hoje já é o segundo dia de fermentação e está com intensa atividade no airlock, o que demonstra um "bom prognóstico".
Desta vez estamos mantendo a temperatura controlada entre 20-23°C em nossa geladeira com termostato, porque esquentou bastante em Curitiba e a faixa de temperatura ótima para o fermento é de 17 a 23°C. Não sei se muito calor pode precipitar uma fermentação muito rápida no início e depois autólise do fermento por falta de nutrientes. Lembre-se que a autólise libera substâncias que deixam a cerveja com gosto ruim, então o airlock deve ser sempre observado para verificar se a fermentação terminou, ou medir a densidade do mosto com o densímetro inicialmente (OG) e depois verificar se diminuiu a densidade do mosto. Como ainda não tenho densímetro, estou deixando 7 dias fermentando, e até agora deu certo.

Um abraço

Bruno

2 comentários:

  1. AAAEEEE
    PRIMEIRO COMENTARIO!!!!
    acho que mereço umas duas garrafas da cerva... hehehe
    abraço brensom

    ResponderExcluir
  2. Cara vai firme ai!

    A temperatura alta de fermentação libera off flavors, normalmente um frutado excessivo. Pra cerveja ficar mais neutra, podes usar uma temperatura mais baixa. A vantagem do controle de temepratura é a repetição da receita, pois nao fica ao acaso.

    Eu ja usei o Nothingam, 2 pacotinhos de fermento para 20 litros, e fermentei a 13 graus. Ficou com muito gosto de "pilsen" devido a baixa temperatura. Usei dobrado, pois assim se usa fermentos de baixa. Este fermento de alta permite essa brincadeira e o resultado é muito bom.

    Vale a experiencia.

    ResponderExcluir

Comente!!! Sua opinião é muito importante!!